Decisão

Grêmio desafia Real Madrid em busca do bi mundial

Time gaúcho enfrenta os espanhóis, às 15 horas, no estádio Zayed Soccer City, em Abu Dhabi, na decisão do Mundial de Clubes; retrospecto gremista contra clubes europeus é de 67%

Gazetapress

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
Renato Gaúcho se envolveu em polêmica após falar que jogou mais do que Cristiano Ronaldo
Renato Gaúcho se envolveu em polêmica após falar que jogou mais do que Cristiano Ronaldo (RENATO GAUCHO MUNDIAL )

Abu Dhabi - O Grêmio pode conquistar o mundo neste sábado. Para isso, precisa vencer nada mais, nada menos do que o Real Madrid, do craque português Cristiano Ronaldo, na final do Mundial de Clubes. A partida ocorre às 15 horas (de Brasília), no estádio Zayed Soccer City, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

Este enfrentamento não será o primeiro entre Grêmio e Real Madrid. Os dois clubes já duelaram uma vez. Em 1961, realizaram um amistoso na França. A partida terminou com a vitória merengue por 4 a 1. Os gols espanhois foram marcados pela lenda húngara Puskás, duas vezes, Del Sol e Mateos. O tento gremista foi de João Cardoso.

Contudo, o desempenho do Real Madrid diante dos brasileiros é apenas mediano. Em 39 partidas, o time espanhol venceu 16, empatou 10 e perdeu 13 confrontos. O último duelo foi justamente numa partida de Mundial, em 2000. Os merengues encararam o Corinthians e empataram por 2 a 2, no Morumbi, em São Paulo.

O retrospecto gremista contra clubes europeus é de 67%, com 52 vitórias, 14 empates e 24 empates em 90 jogos. O último confronto contra um europeu foi contra o Hamburgo-ALE, em 2012, em amistoso na inauguração da Arena. O Tricolor venceu por 2 a 1, gols de André Lima e Marcelo Moreno. Westermann fez para o Hamburgo.

O técnico Renato Gaúcho deve repetir a escalação do time que entrou em campo contra o Pachuca-MEX na semifinal do Mundial. Contudo, não está descartada uma mudança na equipe. Com o baixo rendimento de Lucas Barrios, Jael pode ser o titular contra os espanhóis.

Em coletiva após o treino, o técnico não revelou a possível formação. “A gente tem um grupo. Independente de quem for jogar, o mais importante é que todos estão preparados. Somente 11 começam e qualquer um deles pode começar jogando amanhã”, disse.

Sobre a postura de sua equipe, Renato foi enfático. “O Grêmio tem a sua maneira de jogar e não mudou durante todo o ano. Nós respeitamos todos o adversários. O próximo é o Real Madrid, mas o Grêmio tem a sua maneira de jogar e numa hora dessas tem muito pouco tempo para mudar”, finalizou.

O Real Madrid vai completo para o duelo diante do Tricolor. Todos os jogadores estão livres de problemas físicos e ficam à disposição do técnico Zinedine Zidane. O zagueiro Sergio Ramos, o lateral-direito Carvajal e o meio Toni Kroos, poupados da semifinal, voltam ao time. Autor do segundo gol diante do Al Jazira, Gareth Bale segue no banco.

Zidane discordou de Renato sobre o Real Madrid ser o favorito. "Eu não concordo, porque é uma final. Em uma final é sempre 50% a 50%. Creio que é merecido o Grêmio estar na final. Mas uma final é apenas uma partida e nesse tipo de jogo não há favoritismo”, afirmou.

Contudo, o francês ressaltou que o time espanhol quer o título, que seria o terceiro nos últimos quatro anos, já que o Real venceu o Mundial em 2014 e 2016.

“Estamos aqui para defender o nosso título e vamos ter que jogar uma boa partida”, observou.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO-RS X REAL MADRID-ESP

Local: Estádio Zayed Soccer City, em Abu Dhabi (EAU)
Data: 16 de dezembro de 2017, sábado
Horário: 15 horas (de Brasília)
Árbitro: César Ramos (México)
Assistentes: Marvin Torrentera (México) e Miguel Ángel Hernández (México)

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Edílson, Geromel, Kannemann e Cortez; Michel, Jailson, Ramiro, Luan e Fernandinho; Barrios (Jael).
Técnico: Renato Portaluppi

REAL MADRID: Navas; Carvajal, Varane, Sergio Ramos e Marcelo; Casemiro, Modric, Kroos e Isco; Cristiano Ronaldo e Benzema.
Técnico: Zinedine Zidane

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.