Atividade

Estudantes do Anjo da Guarda aprendem sobre segurança

Exposição foi realizada ontem, na Unidade Integrada Japiaçu, e contou com a presença de profissionais de diversas áreas e seus respectivos equipamentos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34

Alunos da Unidade Integrada Japiaçu, escola da rede estadual de ensino, localizada no bairro do Anjo da Guarda, participaram, durante toda a sexta-feira, 15, de palestras sobre ações preventivas no combate à violência e orientações sobre a segurança pública, ministradas por profissionais da área de segurança, atividades que fazem parte da Exposição sobre Segurança no Maranhão (Exposegma).

“Este foi o primeiro ano que o projeto chegou à comunidade do Anjo da Guarda, e estamos muito contentes em fazer parte dele e levar conhecimento aos nossos jovens e a toda a comunidade”, disse o coordenador da Exposegma, Odair dos Santos Ferreira.

Estiveram presentes na atividade profissionais do Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros, polícias Militar e Civil, Polícia Rodoviária Federal, Marinha, entre outros. Na ocasião, cerca de 300 alunos da Unidade Japiaçu, e instituições próximas, compareceram à exposição, recebendo informações dos profissionais e ganhando um pouco de seu conhecimento.

A Marinha e o Exército Brasileiro mostraram aos alunos como agir em­baixo d’água e os equipamentos utilizados em incursões. Já as polícias Militar e Civil apresentaram armamento utilizado nas operações, tendo a presença de cães treinados para o combate às drogas. A gestora geral da Unidade Japiaçu, Roselina Silva e Silva, contou um pouco sobre a realização do projeto na unidade. “Todo o trabalho realizado pela equipe nos tem ajudado muito. Os alunos estão contentes com o projeto, e isso é muito bom, porque dá um incentivo a eles, diminuindo a criminalidade”, disse.

Profissionais do Instituto de Criminalística e Medicina Legal (Icrim) também estiveram presentes. O perito criminal e diretor da Central de Custódia de Vestígios Criminais, Joelkson Diniz Ribeiro, destacou a importância do evento. “É muito importante os alunos saberem, ainda tão jovens, como funciona toda a equipe de segurança do estado e seus auxiliares, para, quem sabe assim, diminuírem futuramente os índices de criminalidade, principalmente dentro das escolas”, frisou.

Os alunos puderam assistir a uma peça teatral, que demonstrou como a força de segurança age diante de um acidente de trânsito. Palestras foram ministradas, com o tema “Violência e combate a drogas”. “Foi muito bom. Pude aprender um pouco de cada coisas, mas gostei mesmo foi do Exército. Gostei do trabalho feito por eles”, contou a aluna Graciely Santos Ferreira.l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.