Serviço geológico

CPRM lança investimentos em produtos no Maranhão

Com recursos da ordem de R$ 33 milhões, os investimentos são fundamentais para a progresso do estado, possibilitando uma melhor visão de aproveitamento territorial e do uso mais adequado dos recursos naturais pelos municípios

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
Solenidade de lançamento de investimentos em geologia, recursos minerais e hídricos
Solenidade de lançamento de investimentos em geologia, recursos minerais e hídricos (Solenidade de lançamento de investimentos em geologia, recursos minerais e hídricos)

SÃO LUÍS - Os ministérios do Meio Ambiente e de Minas e Energias, juntamente com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e Agência Nacional de Águas (ANA), lançaram na manhã de sexta-feira.15, uma variedade de investimentos em produtos no que diz respeito à geologia, recursos minerais e hídricos para o desenvolvimento do Maranhão. O evento aconteceu no auditório Neiva Moreira, na Assembleia Legislativa do Maranhão.

Esses investimentos, fundamentais e necessários para o progresso do Maranhão, totalizaram recursos da ordem de R$ 33 milhões. Os instrumentos são de vital importância para o ordenamento e ocupação diversificada do estado, pois possibilitam aos seus planejadores, administradores e setores produtivos uma melhor visão de aproveitamento territorial e do uso mais adequado dos recursos naturais pelos municípios.

Como exemplo, o conhecimento da geodiversidade do Maranhão, como divulgado pela CPRM, identifica de maneira mais segura as aptidões e restrições de uso do meio físico, bem como os impactos advindos de seu uso inadequado, ampliando assim, as possibilidades de conhecer os recursos minerais e hídricos, os riscos geológicos e as paisagens naturais do estado.

Assim, obtém-se um diagnóstico rápido do meio físico e de sua capacidade de suporte para subsidiar atividades econômicas produtivas e sustentáveis.

Dessa forma, dentro das políticas públicas do Governo Federal, a CPRM realizou no Maranhão importantes projetos, fomentadores de seu desenvolvimento, sanando carências que impediam o seu progresso e proporcionando-lhe estabelecer mecanismos de controle para o planejamento e ordenamento de todo seu território, a exemplo do Mapa Geológico do Maranhão, que identifica depósitos minerais com viabilidade econômica, com destaque para o ouro, gipsita, calcário, agregados para a construção civil e água mineral, citando-se ainda ocorrências de zeolitas e de bauxita e fosfatos, com expectativas promissoras para o estado.

Materiais

Outro destaque é para o projeto Materiais de Construção da Região Metropolitana de São Luís e Entorno, que objetivou cadastrar, pesquisar e avaliar depósitos minerais estratégicos para atender a demanda da construção civil com a finalidade de melhorar os preços praticados atualmente no mercado.

Estes servem para identificar áreas com potencial mineral para extração de argila, areia, granitoides para uso como brita, assim como de outros materiais com emprego direto na construção civil.

“Queremos compartilhar nosso conhecimento, trocar experiências, integrar setores, estabelecer conceitos e parcerias. Isso nos remete à necessidade de implantação de uma unidade regional da CPRM no estado para permitir maior integração com órgãos estaduais e municipais, contribuindo assim, para melhorar a qualidade de vida do povo maranhense”, disse Antônio Carlos Bacelar Nunes, diretor de Hidrologia e Gestão Territorial da CPRM/MME, em seu discurso.

Antônio Carlos agradeceu ainda os apoios que recebeu para o lançamento de projetos no Maranhão. “Quero agradecer a contribuição valiosa do ministro Sarney Filho, que não mediu esforços no sentido de apoiar os projetos do Maranhão. Não posso deixar de mencionar o senador Edison Lobão que, enquanto Ministro de Estado de Minas e Energia, apoiou o desenvolvimento de políticas públicas que resultaram em projetos como esses que hoje apresentamos aos senhores”, concluiu.

FRase

“Queremos compartilhar nosso conhecimento, trocar experiências, integrar setores, estabelecer conceitos e parcerias. Isso nos remete à necessidade de implantação de uma unidade regional da CPRM no estado"

Antônio Carlos Bacelar Nunes

Diretor de Hidrologia e Gestão Territorial da CPRM/MME

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.