Empreendimento

Cervejaria da Ambev no estado alia produção à sustentabilidade

Unidade em São Luís produz marcas como Brahma, Skol, Antarctica e Original, comercializadas em 23 mil pontos de venda no Maranhão

Daniel Matos/Coordenador de Reportagem

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
Cervejaria emprega cerca de 1.000 funcionários no Maranhão, entre colaboradores próprios e terceirizados
Cervejaria emprega cerca de 1.000 funcionários no Maranhão, entre colaboradores próprios e terceirizados (ambev)

A Cervejaria Equatorial, unidade da Ambev no Maranhão, instalada no Distrito Industrial de São Luís, na BR-135, tem capacidade para produzir 3 milhões de hectolitros - equivalente a 300 milhões de litros - de cerveja por ano. É um volume expressivo da bebida alcoólica mais consumida no Brasil, que abastece o mercado local e os vizinhos estados do Pará e do Piauí. Tanta pujança chama atenção não só pela produção em si, mas também pela preocupação com o meio ambiente que marca todas as etapas do processo.
Reinaugurada em julho de 2012, com instalações ampliadas, modernas e nova logística de fabricação, a Cervejaria Equatorial é hoje exemplo de excelência para a Ambev, presente no Maranhão desde 1991. Atualmente, no portfólio de produção da unidade maranhense, que desde a reforma e ampliação passou a contar também com um novo Centro de Distribuição Direta (CDD), estão marcas como Brahma, Skol, Antarctica e Original.
Com a nova linha de produção, a Cervejaria Equatorial tornou-se apta a envasar cerveja na embalagem de 1 litro - já produzia os formatos em garrafa de vidro (600 ml), lata de 350 ml e barril de 30 e 50 litros de chopp. As áreas de fermentação, brassagem e filtragem também contam com novas instalações, compondo um investimento total de R$ 144 milhões.
“O sonho da Ambev é unir pessoas por um mundo melhor. Por isso, preza por parcerias duradouras e sólidas, como a estabelecida no Maranhão”, diz a empresa, em declaração oficial encaminhada a O Estado, que, entre os dias 29 e 30, atendeu ao convite da multinacional para conhecer as instalações da Cervejaria Itapissuma, maior unidade de produção de cerveja do Nordeste, localizada em Itapissuma, município da região metropolitana de Recife (PE).
A Cervejaria Equatorial emprega cerca de 1.000 funcionários no Maranhão, entre colaboradores próprios e terceirizados. Regularmente, a unidade abre vagas de trabalho para cargos como supervisor de vendas, supervisor de marketing, promotor AS rota, vendedor externo e vendedor interno. Entre os benefícios oferecidos aos contratados estão convênio médico, convênio odontológico, vale-alimentação e vale-transporte.
Em todo o estado, existem cer­ca de 23 mil pontos de venda parceiros da Ambev, o que representa importante fonte de receita aos municípios e fator de movimentação da economia nas diferentes regiões do Maranhão.
Meio ambiente
A preocupação com o meio ambiente é prioridade para a Ambev. A companhia adota uma série de práticas sustentáveis. Desde sua criação, a empresa trabalha com o reaproveitamento de subprodutos oriundos do processo produtivo de suas bebidas.
Na Cervejaria Equatorial, a preservação ambiental está sempre na ordem do dia. A unidade praticamente não produz lixo, e mais de 99,5% dos resíduos sólidos gerados são reutilizados. O bagaço de malte e levedura, por exemplo, é destinado à produção de ração animal. Já os rótulos das garrafas, papelões, metais e vidros são reciclados por cooperativas parceiras.
A produção sustentável também se dá na captação de água, que segue as melhores práticas ambientais. Além disso, a Ambev investe na utilização das mais avançadas tecnologias para o tratamento da água, tanto na hora de captá-la quanto no momento de devolvê-la ao meio ambiente.
Com modernas Estações de Tratamento de Efluentes Industriais (ETEIs), a cervejaria da Ambev trata 100% do líquido resultante da produção antes de devolvê-lo à natureza. Ou seja, a água retorna aos rios dentro dos mais altos padrões de qualidade.
Uma parceria entre a Ambev e o Consórcio de Alumínio do Maranhão (Alumar) reutiliza os efluentes 100% tratados da cervejaria no Maranhão no processo da refinaria. Ou seja, o efluente da Ambev que seria descartado no Rio Pedrinhas é bombeado até uma lagoa de sedimentação da Alumar para ser reaproveitado.
Assim, a Alumar deixa de captar água subterrânea e reusa o recurso tratado pela Ambev, ajudando na economia de água.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.