Conscientização

Ações de educação ambiental na gerência da limpeza urbana

Intenção é garantir uma população mais consciente, que possa administrar melhor o lixo que produz e assim manter o que tem sido realizado nesse setor; Comitê Gestor de Limpeza Urbana realizou mais de 40 ações do tipo este ano

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
Em visita ao Ecoponto da Cidade Operária, estudantes aprenderam noções sobre descarte de resíduos
Em visita ao Ecoponto da Cidade Operária, estudantes aprenderam noções sobre descarte de resíduos (ecoponto)

A coleta do lixo domiciliar e a limpeza das áreas públicas são serviços essenciais, que devem ser realizados pelo poder público para garantir a saúde pública, harmonia da paisagem urbana e bem-estar para a população, mas o serviço operacional não é a única forma de atingir esses objetivos. A educação ambiental é parte fundamental de qualquer projeto de limpeza urbana e proteção ao meio ambiente, pois uma população mais consciente administra melhor o lixo que produz.

Em São Luís, ao longo de 2017, a Prefeitura, por meio do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, realizou mais de 40 ações do tipo para conscientizar a população sobre sua responsabilidade quanto à limpeza da cidade.

Na quarta-feira, 13, estudantes da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Tancredo Neves, vizinha ao Ecoponto Cidade Operária, fizeram uma visita guiada ao local. A visita guiada de estudantes aos Ecopontos de São Luís é mais uma das atividades de educação ambiental que são realizadas por meio do programa “Mais Limpeza, Mais Saúde”, que é voltado para o desenvolvimento da conscientização ambiental, visando provocar uma reflexão sobre a quantidade de resíduos gerados, os impactos dos resíduos descartados inadequadamente na cidade e o papel do cidadão para manutenção da limpeza urbana.

Durante essas atividades, os estudantes aproveitam para tirar todas as suas dúvidas. Como Anny Ketula Rocha, 11 anos. "Eu tinha muitas perguntas, porque nunca tinha entrado em um Ecoponto. Então, queria saber que benefícios eles trazem, para onde vai o material que as pessoas entregam aqui e outras dúvidas", disse a estudante.

“Mais Limpeza, Mais Saúde”
O programa “Mais Limpeza, Mais Saúde” é desenvolvido pelo Comitê Gestor de Limpeza Urbana, órgão da Prefeitura de São Luís responsável pela gestão e planejamento do sistema de limpeza urbana da capital. As ações são desenvolvidas em escolas públicas ou privadas, universidades, associações de moradores, entidades de classe entre outras interessadas em aprender mais sobre sustentabilidade, coleta seletiva, descarte ambientalmente adequado dos resíduos sólidos domiciliares entre outros. A divulgação dos Ecopontos também faz parte das ações de educação ambiental, pois eles são, atualmente, a principal forma de coleta seletiva em São Luís.

Desta forma, foram desenvolvidas atividades de mobilização social, palestras, visitas técnicas, compensação ambiental e entre outras, mostrando, assim, o interesse e a responsabilidade da Prefeitura de São Luís em trabalhar na educação ambiental de forma pontual e objetiva, com sustentabilidade em busca do meio ambiente equilibrado para as presentes e futuras gerações.

"A gente vem de uma cultura em que se dá pouca importância à gestão domiciliar dos resíduos sólidos. Hoje, temos um trabalho forte com a base, que são as crianças, por meio de atividades em escolas, mas também buscamos mudar a consciência da população adulta", destaca o superintendente de Limpeza do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, André Nicomedes.

Educação ambiental
Entre as principais ações de educação ambiental realizadas este ano em São Luís estão as visitas guiadas de estudantes aos Ecopontos, quando eles podem acompanhar o funcionamento de um Ecoponto e aprendem sobre sustentabilidade, coleta seletiva e outros temas afins. As escolas municipais de São Luís também receberam a visita da equipe técnica do Comitê Gestor de Limpeza Urbana e de um grupo de palhaços, com os quais puderam aprender as mesmas lições de forma lúdica.

Outra ação importante foi o "Lixômetro". "Realizamos a ação do Lixômetro na Praça Deodoro, na Avenida Litorânea e Arraial do Ipem. O objetivo é medir a quantidade de resíduos descartados de forma irregular e chamar a atenção da população para o problema", informou André Nicomedes. Os carroceiros de São Luís também foram alvo de uma atividade de conscientização e na 26ª edição da Feirinha São Luís o Espaço “Mais Limpeza Mais Saúde” recebeu muitos visitantes para o Ecoteste, um jogo de perguntas e respostas sobre limpeza urbana e meio ambiente.

SAIBA MAIS

Com o objetivo de profissionalizar ainda mais a gestão de resíduos sólidos e reconhecimento da importância ambiental do trabalho dos agentes de limpeza, motivando a valorização do trabalho destes profissionais, foi feito um Dia D de mobilização com palestras. A pedido da direção da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), foi realizada uma palestra de apresentação do Sistema de Gestão de Resíduos Sólidos no Município de São Luís, no Porto do Itaqui. Também foram feitas operações para identificação dos imóveis que estão em desacordo com as legislações municipais, devendo sinalizá-los e notificá-los acerca de suas responsabilidades quanto à limpeza e conservação do local.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.