Sem identidade

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34

O movimento do vice-governador Carlos Brandão - que, expurgado do PSDB, foi buscar abrigo no PRB, partido do deputado federal Cleber Verde - revelou também a falta de identidade ideológico-partidária de alguns políticos tidos como lideranças. Um exemplo é o prefeito de São José de Ribamar, Luis Fernando Silva. Em sua trajetória política, que começou em 2004, Luis Fernando já esteve em tantos partidos quanto grupos dos quais se declarou membro histórico.
O prefeito de São José de Ribamar já foi do DEM, do PRP, do PMDB, ensaiou filiação ao PSB e agora deve seguir o mesmo rumo de Brandão, seu mais novo aliado de infância.
Na mesma proporção em que trocou de partido, Luis Fernando navegou pelos principais grupos políticos do Maranhão, sem nunca se envolver emocionante com nenhum. Foi ligado ao ex-governador Luiz Rocha, flertou com João Castelo, esteve com Epitácio Cafeteira, passou anos no grupo Sarney e hoje se vincula a Flávio Dino, a quem proferia palavras impublicáveis até 2014.
Assim como Brandão e Luis Fernando, deve deixar o PSDB outro político sem identidade partidária: o suplente de deputado estadual Marcos Caldas, que também já navegou por tantas legendas que parece incapaz de citar uma a uma.
Outros políticos devem deixar o PSDB com a mudança de comando na sigla. Mas todos tomarão esta atitude por questões políticas, mesmo mantendo a identidade ideológica com a legenda. Muitos, inclusive, só estiveram filiados no ninho tucano, a exemplo do deputado estadual Neto Evangelista. Talvez por isso, ao contrário dos colegas, Neto ainda estuda antes de tomar uma decisão.

Engavetador
Quase um mês depois da Operação Pegadores, que levou vários membros do governo comunista à cadeia, nenhuma manifestação foi dada pelo secretário Rodrigo Lago.
Responsável pela transparência do governo comunista, Lago filho só tem olhos para os adversários de Flávio Dino.
Seus olhos estavam fechados, por exemplo, para a ex-secretária Rosângela Curado, que mesmo denunciada continuou dando as cartas no setor de saúde.

Tucana
A deputada estadual Graça Paz (PSL) ainda não se definiu, mas deve mesmo ingressar no PSDB a partir de abril.
Uma das senhas para essa indicação foi a confirmação do ex-deputado Clodomir Paz na executiva estadual tucana.
Graça Paz tem sido uma das principais porta-vozes do projeto governamental e da atuação parlamentar do senador Roberto Rocha (PSDB) na Assembleia.

Amizade
Os laços de amizade e respeito que ligam Graça Paz ao PSL são os principais fatores para a resistência da deputada em deixar a legenda.
Ela mantém relação muito próxima com o presidente da legenda, vereador Chico Carvalho, que demonstra todo apoio a parlamentar.
Além do marido Clodomir Paz, o filho de Graça, Guilherme Paz - que pode, inclusive, disputar as eleições e 2018 - também já está no PSDB.

Óbito
Morreu ontem em São Paulo o jornalista e ex-secretário de Comunicação da Assembleia Legislativa, Othelino Filho.
Filho do lendário jornalista Othelino Nova Alves e pai do deputado estadual Othelino Neto, o jornalista estava internado para tratamento de saúde.
Tanto Othelino Filho quanto Othelino Neto atuaram como jornalistas de O Estado, que se solidariza com a família neste momento.

Os Macedo
O governador Flávio Dino mostrou certo incômodo com o acordo do ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB) com a família do empresário Dedé Macedo.
Tavares deverá ter como suplente de sua candidatura ao Senado um dos membros da família, que pode ser o próprio Dedé ou seu filho, o ex-prefeito Hernando Macedo.
Flávio Dino teme o vínculo, que pode ser usado por adversários - e certamente será - durante as eleições de 2018.

Explosão
Com trajetória polêmica no meio empresarial e pecuarista, Dedé Macedo foi o principal responsável pelas campanhas de Flávio Dino em 2010 e 2014.
Além de doar helicópteros e carros, Dedé mantinha a estrutura de logística e hospedagem até com postos móveis de combustível para acompanhar o comunista.
Numa das vezes em que a caminhonete-tanque seguia Dino, houve uma explosão - devidamente abafada pelo establishment comunista - que destruiu totalmente o veículo.

DE OLHO

R$ 20 milhões é em quanto resultará o desconto que a Caema dará aos consumidores prejudicados pela lambança do Italuís; o valor é menor que o gasto no aditivo que complicou a obra.

E MAIS

• Além de confirmar sua permanência no PSDB, a ex-deputada Gardênia Castelo vai compor o diretório estadual da legenda.

• O secretário Márcio Jerry não viu com bons olhos o anúncio do governador Flávio Dino de nomear Jefferson Portela para substituí-lo na Articulação Política.

• Faltam exatos 15 dias para o comunista Flávio Dino cumprir o acordo judicial e desativar o aluguel camarada da Funac, na Aurora.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.