Editorial

Se população não ajudar, não vai adiantar

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34

O período chuvoso começou a dar sinais em São Luís, com dias nublados, temperatura mais amena e chuvas rápidas. Clima que agrada a muitos, pois reduz o calor habitual, mas que também é preocupante, pois traz de volta velhos conhecidos nada agradáveis, como os possíveis alagamentos, proliferação do mosquito Aedes aegypti e outros problemas que não dependem apenas do poder público para que sejam solucionados, mas sobretudo da ajuda da população.

Todos os anos, principalmente de fevereiro a abril, O Estado publica reportagens mostrando áreas da cidade alagadas e o depoimento preocupado de moradores dos mais diversos bairros. Mas só apenas preocupação não basta para evitar esses problemas. É preciso trabalhar contra eles e para isso é fundamental que a população seja parceira do poder público, do contrário todo esforço e investimento feito na prevenção não dará o resultados necessário.

A Prefeitura de São Luís começou com antecedência o trabalho preventivo de limpeza dos canais da cidade e ao longo do ano não apenas intensificou as ações de limpeza urbana como também desenvolveu diversas ações de conscientização da população, quanto ao descarte correto do lixo.

Entretanto, mesmo com todo o trabalho de conscientização nas escolas, nos bairros, de casa em casa, ainda há uma parcela da população que segue sem fazer sua parte, como cidadãos com deveres a cumprir com a cidade e a vizinhança em que mora. Muito lixo ainda é jogado em locais inadequados.

Com isso, ocorre o entupimento dos bueiros que seriam deveriam conter parte da água das chuvas, mas terminam entupidos pelo lixo descartado erroneamente. Esse lixo jogado em terrenos abertos é ainda levado pelas enxurradas e contribui para elevar o volume das águas. Em áreas próximas a rios e outros cursos d’água as enchentes podem ser fenômenos naturais, mas podem ser intensificadas por práticas inadequadas de moradores.

E as consequências da falta de apoio da população não duram apenas um período chuvoso, pois somente a construção de novos bueiros e sistemas de drenagem não é suficiente, isso porque as demais ações humanas podem elevar gradualmente a vazão das enxurradas ao longo dos anos, fazendo com que a drenagem existente não consiga atender toda a demanda.

Cuidar da cidade para evitar o surgimento de problemas urbanos é tanto responsabilidade do poder público quanto da população. É preciso entender que não é apenas um papel de bala jogado no chão. É mais um papel de bala dentre os milhares que são jogados no chão e que reunidos com outros resíduos vão entupir bueiros, obstruir canais e trazer problemas.

Reclamar, é fácil, mas com o poder público fazendo sua parte, só falta a população ajudar. O cidadão precisa compreender que sua contribuição para a melhoria da cidade está nas pequenas práticas do dia a dia e que estas não trarão benefícios apenas para si ou sua família, mas que uma cidade cada dia melhor, limpa e organizada é o desejo de todos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.