Reconhecimento

O Estado recebe prêmio por matérias sobre trânsito

Honraria, promovida pelo Observatório de Trânsito do Maranhão, será entregue hoje, às 19h, em solenidade no Fórum Desembargador Sarney Costa

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34

SÃO LUÍS - O jornal O Estado recebe hoje em solenidade a partir das 19h, no Fórum Desembargador Sarney Costa, em São Luís, o prêmio Sentinelas do Trânsito (1ª edição), categoria veículo de Comunicação, pela série de matérias do repórter Jock Dean e publicada em maio do ano passado acerca da licitação do transporte público da Prefeitura de São Luís. As três publicações trouxeram informações sobre o processo licitatório, desde implicações no trânsito até as consequências aos usuários de transporte.

De acordo com o Observatório do Trânsito do Maranhão, entidade organizadora do prêmio Sentinelas e que analisa as mudanças na malha viária da capital maranhense e de outras cidades do estado, o jornal concorreu com veículos de televisão, rádio e web (blogs e sites). “A série de reportagens publicada por O Estado aborda, de forma extremamente técnica, como se deu o processo de licitação e quais as consequências para a população deste procedimento”, disse o coordenador do Observatório do Trânsito do Maranhão, Francisco Soares.

Segundo ele, além de O Estado, o prêmio também reconhecerá administrações de órgãos públicos ligados ao trânsito (como o Detran) e pessoas que tiveram iniciativas ligadas a melhorias no fluxo de veículos nas ruas e avenidas. Além da categoria veículo de Comunicação, também haverá prêmios nas categorias setor público, setor privado, sociedade civil, parlamento e poder executivo. “O poder público e a sociedade organizadora são fundamentais para a discussão sobre políticas de trânsito na cidade”, disse Soares.

Ele informou ainda que o prêmio Sentinelas do Trânsito deverá ocorrer anualmente. “Esta primeira edição foi um sucesso. A partir daí, daremos prosseguimento ao prêmio nos próximos anos”, frisou Soares.

Como se deu

Uma junta de membros do Observatório do Trânsito selecionou seis reportagens publicadas em 2016 e que fizeram referência às políticas de trânsito no estado. A série premiada de O Estado foi escolhida por unanimidade. “Foi uma peça jornalística impecável e escrita com detalhes”, finalizou Francisco Soares.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.