VÍDEO

Mitos e verdades sobre o combate ao Aedes Aegypti

Usando como base informações do Ministério da Saúde, O Estado selecionou alguns mitos de verdades sobre o aedes aegypti.

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34

Todo ano, campanhas do Ministério da Saúde alertam para a importância do combate ao mosquito aedes aegypti, causador de doenças como dengue, chikungunya e zika. Mas, apesar da difusão massiva de informações relacionadas à doença, parcela da população ainda tem dúvidas a respeito dos males e do combate ao mosquito, que pode muita dor de cabeça, literalmente.

Por isso, usando como base informações do Ministério da Saúde, O Estado selecionou alguns mitos de verdades sobre o aedes aegypti.

Quem já teve dengue uma vez não terá mais a doença?

MITO. Existem quatro subtipos do vírus da dengue, e uma pessoa pode desenvolver a doença ao ser infectada com um subtipo com o qual não teve contato anteriormente.

Se não for diagnosticada a tempo, a doença pode levar a pessoa à morte?

VERDADE. A doença, principalmente em sua versão hemorrágica, pode agravar o quadro clínico do paciente se não diagnosticada e tratada a tempo.

O Aedes aegypti só circula durante o dia?

MITO. O inseto não tem hábitos específicos relacionados a períodos do dia para circular, e pode picar tanto durante o dia quanto à noite.

O mosquito da dengue só se reproduz em água limpa?

VERDADE. O mosquito só se reproduz em água limpa e parada, pois a fêmea precisa de oxigênio para que seus ovos possam se desenvolver e gerar novos mosquitos. A água não precisa ser potável, contudo, caso esteja muito suja e não exista oxigênio suficiente, ela não servirá para a reprodução.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.