Rute

Hospital Universitário comemora 10 anos do Núcleo de Telessaúde

Solenidade acontecerá hoje, às 9h, e poderá ser acompanhada pela internet; núcleo do HU-UFMA é referência no Brasil e conta com um estúdio completo para gravações e edições de vídeos de conteúdo educacional

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34

SÃO LUÍS - O Hospital Universitário da Universidade do Maranhão (HU-UFMA) vai realizar uma solenidade em comemoração aos 10 anos do Núcleo de Telessaúde da instituição, que integra a Rede Universitária de Telemedicina(Rute), coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). O evento acontecerá hoje, às 9h, no Auditório Azul, no 4º andar da Unidade Presidente Dutra e poderá ser acompanhado pela internet, numa transmissão via Conferência Web.

Durante a cerimônia será prestada homenagem ao coordenador nacional da Rede Universitária de Telemedicna (Rute), Luiz Ary Messina.

O Núcleo de Telessaúde do HU-UFMA é referência no Brasil e conta com um estúdio completo para gravações e edições de vídeos de conteúdo educacional, que são disponibilizados em plataformas digitais de distribuição de vídeos. O coordenador da unidade, Humberto Serra, avalia os avanços proporcionados desde 2007.

"O impacto da Rute na nossa instituição foi muito grande. O grande diferencial que proporcionou foi o congraçamento entre as universidades. É como se a gente tivesse um congresso toda a semana, sem precisar viajar. Essa troca de saberes foi um ganho fundamental para nós. A telemedicina e a telessaúde vieram para ficar", afirma.

Interação

A Rute possibilita, por meio de vídeo e de Conferência Web, a interação de equipes remotas em tempo real. A rede promove o acesso mais democrático às comunidades interessadas, com um menor custo e contribuí, consideravelmente, para o aumento das participações nas atividades. "Ao longo desses dez anos, fizemos muita coisa. Lá no começo, de forma pioneira, iniciamos o processo de defesa de teses, mestrado e doutorado sem precisar de deslocamento, que segue até hoje. Fazemos transmissão de cirurgias com os alunos confortavelmente instalados no auditório e livres para interagir com o cirurgião durante a sessão", destaca Humberto.

Recentemente, o Núcleo de Telessaúde do HU-UFMA se destacou no 8º Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde (CBTMS), realizado entre os dias 14 e 17/11, em Gramado (RS). A unidade conquistou o segundo lugar na categoria de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC's), com o trabalho "Sistema de Monitoramento e Gerenciamento de Teleconsultorias". A ferramenta desenvolvida pelos profissionais da UFMA é capaz de gerenciar e monitorar o processo de teleconsultorias, possibilitando o planejamento de estratégias que visam a melhoria do serviço, por meio da geração de dados e indicadores, o que permite a intervenção e resolução de maneira mais rápida.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.