Sonho vivo!

Frederico Castro se destaca e sonha com Tóquio 2020

Com sonho de chegar nas Olimpíadas, nadador maranhense é destaque no Estadual de natação do Rio Janeiro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
Frederico Castro defende o clube do Botafogo
Frederico Castro defende o clube do Botafogo (FREDERICO CASTRO )

SÃO LUÍS – O Maranhão segue sendo destaque no Campeonato Estadual de verão do Rio de Janeiro, que está sendo disputado nas piscinas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Representando a equipe do Botafogo, o maranhense Frederico Castro venceu três provas e segue com seu sonho de disputar os jogos olímpicos, que terão sua próxima edição em 2020, em Tóquio, no Japão.

Como ele mesmo diz que “bateu na trave” para se garantir nos jogos Rio-2016, Frederico Castro segue a braçadas largas para alcançar o seu sonho de disputar uma olimpíada. Em um dos cenários mais competitivos do país, ele segue brilhando. Depois de vencer os 50 metros livres e os 200 borboleta, na quarta-feira (13), Frederico brilhou mais uma vez nesta quinta-feira (15) e foi o mais rápido nos 50 borboleta.

Com esse ótimo desempenho, na categoria sênior, o atleta segue bastante confiante que pode conseguir uma vaga na equipe brasileira que vai para Tóquio. “Continuar competindo em alto nível e ganhando de renomados atletas de grandes clubes e depois de ter batido na trave na olimpíada do Rio mostra que o sonho olímpico continua intacto”, comentou.

Frederico lamentou também a falta de apoio no seu próprio estado. “Infelizmente, no nosso estado não temos nenhuma infraestrutura adequada para treinamento. Sair do Maranhão para treinar de forma integral se torna muito caro quando não se tem patrocínio”, lamentou Castro.

Recorde mundial

No início deste ano, Frederico Castro bateu o recorde mundial dos 200m borboleta na categoria master. Castro quebrou a marca de 1:59:74, que era do americano Mark Lewis desde 2008.

A marca foi batida no II troféu Osvaldo Telles de natação, realizado no complexo aquático da Viva Água, no Renascença II, quando Frederico completou a prova em 1:59:48, se tornando o mais rápido do planeta.

O recorde de Mark Lewis foi quebrado após 9 anos de tentativas de nadadores do mundo inteiro. O II Troféu Osvaldo Telles fez parte da III Etapa do Circuito Maranhense Máster de Natação e foi uma homenagem ao professor Osvaldo Telles, que é um dos criadores da Federação Maranhense de Desportos Aquáticos.

FRASE - “Continuar competindo em alto nível e ganhando de renomados atletas de grandes clubes e depois de ter batido na trave na olimpíada mostra que o sonho olímpico continua intacto”, Frederico Castro, nadador

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.