Prevenção

Ações contra o Aedes Aegypti são intensificadas em São Luís

Dia D de combate ao vetor transmissor foi lançado na última quarta-feira, 13, na capital maranhense; objetivo é consolidar a queda no número de casos de doenças; ocorrerão abordagens especiais em postos de saúde, feiras e supermercados

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
Agentes de saúde fazem visitas domiciliares em São Luís
Agentes de saúde fazem visitas domiciliares em São Luís (dengue)

As ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti foram intensificadas nesta semana, por determinação do Ministério da Saúde (MS), na capital maranhense. Como parte da campanha do MS, intitulada “Combate ao Mosquito 2017/2018” (lançada no dia 24 do mês passado), visitas domiciliares e circulação dos chamados carros fumacê (nebulização espacial) deverão ser realizadas nas próximas semanas, com o objetivo de consolidar a queda de 80% do número de casos de dengue nos últimos 12 meses em São Luís, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

Além da dengue, a preocupação dos gestores públicos está relacionada à zika e chikungunya. Somente este ano, de acordo com dados da Semus, foram registrados 341 casos de chikungunya e 230 notificações de zika. Ainda de acordo com o MS, as ações preventivas ocorrerão na capital maranhense e em outras cidades brasileiras.

Em São Luís, somadas às visitas técnicas e à nebulização espacial, também ocorrerão abordagens especiais em postos de saúde, feiras e supermercados. Por fim, ainda será retomado o recolhimento de bagulhos volumosos – propícios para a proliferação do mosquito Aedes – nos bairros Monte Castelo, Alemanha, Caratatiua, Jordoa, Apeadouro e Vila Ivar Saldanha.

Segundo o ministro da Saúde, Ricardo Barros, o enfrentamento ao Aedes é fundamental. “O enfrentamento ao mosquito é prioridade do Governo Federal. Isso demonstra o empenho e a preocupação no combate ao Aedes, para que possamos evitar todas as doenças causadas por ele”, declarou o ministro.

O MS lançou, no dia 8 deste mês, a campanha “Sexta sem Mosquito”, que estimula ações preventivas contra o Aedes. Na capital, São Luís, foi lançado o Dia D na quarta-feira (13) – que marcou o pontapé inicial das medidas de controle epidemiológico na cidade. A campanha “Sexta sem Mosquito”, de controle do Aedes e encabeçada pelo MS, é veiculada atualmente na televisão, rádio, internet e redes sociais e sugere, por meio de depoimentos reais, a gravidade para a saúde pública em caso de possível epidemia das doenças.

Outros dados
Levantamento divulgado pelo MS no fim do mês passado apontou que 1.310 municípios do país estão em estado de alerta, incluindo São Luís (apesar de ter registrado queda no número de casos de dengue, zika e chikungunya). Com base nas informações do MS, o gestor pode identificar, por exemplo, onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito e o tipo de depósito onde as larvas foram encontradas.

SAIBA MAIS

Nos próximos meses, os agentes de saúde percorrerão os oito distritos de São Luís e deverão visitar aproximadamente 7.800 imóveis por dia. “A campanha se estenderá no fim deste ano e início do próximo ano. No entanto, elas deverão ocorrer durante todos os meses de 2018”, disse o coordenador do Programa de Combate à Dengue de São Luís, Pedro Tavares.

NÚMEROS

80% de queda no número de casos de dengue em São Luís entre 2016 e 2017
1.310 municípios brasileiros estão em estado de alerta contra dengue, zika, chikungunya

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.