Fim de ano

Natal com a magia dos reisados

Os espetáculos "Reisado Folias de Natal" e "Natalina da Paixão", do grupo Os Foliões e Companhia Barrica, respectivamente, estão sendo levados para as comunidades para relembrar uma das mais belas histórias da humanidade

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
Cena da “Natalina da Paixão”, da Companhia Barrica
Cena da “Natalina da Paixão”, da Companhia Barrica

SÃO LUÍS - Dentro da programação do ciclo natalino em São Luís, fazem sucesso as apresentações dos autos de Natal, que levam para as comunidades a narrativa da mais bela história da humanidade, contada de maneira popular, festiva e musical. Entre as montagens que se destacam, estão o “Reisado Folias de Natal”, encenado pelo grupo Os Foliões, e a “Natalina da Paixão”, apresentado pela Companhia Barrica.
O “Reisado Folias de Natal”, por exemplo, envolve 60 pessoas e é realizado em parceria com a Pastoral Y-Bacanga, sob a coordenação do grupo Amigos das Artes. A direção é de Ronildo Pereira e na produção estão William Moraes Corrêa e Mestre Waldete Cabeça Branca.
“Como nós temos um projeto desenvolvido ao longo dos anos, por meio do Ponto de Cultura, nos reunimos também para a realização desse Reisado e este ano também estamos distribuindo brinquedos para crianças”, disse William Moraes Correa.
Ele informou que, no próximo sábado, o grupo fará uma apresentação especial no Teatro Itapicuraíba, no Anjo da Guarda, ocasião em que também distribuirá presentes. O Reisado, segundo ele, começou a ser encenado em 1998. No ano seguinte, o grupo foi premiado na Cantata de Natal da Universidade Federal do Maranhão e, depois, passou a fazer parte da programação oficial de fim de ano de São Luís.
“Ao longo do ano, oferecemos oficinas e atividades socioculturais e quando chega dezembro, contamos a história do nascimento de Jesus por meio dos ritmos da cultura popular. Unimos a as passagens da chegada dos reis magos à caminhada dos pastores”, explica Corrêa, lembrando que no dia 6 de janeiro de 2018, o grupo estará no Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, durante o ritual de queimação de palhinha.
O espetáculo narra a viagem dos Reis Magos e dos pastores para Belém, onde nasceu o Menino Jesus. Intercalando danças, músicas, encenações teatrais e versos de repentes, o elenco convida o povo para fazer parte dessa animada viagem e acabam se integrando ao festivo cortejo.
Em 1992, William Moraes Corrêa adquiriu o disco “Água da Fonte”, das Edições Paulinas, que reunia diversos cânticos de grupos dos mais diversos rincões brasileiros. Foi quando deu de presente um exemplar ao tio, Waldete Cabeça Branca (cofundador do Bloco Os Foliões, irmão do Mestre Walmir Moraes Corrêa) e outro para José Pereira Godão, coordenador da Companhia Barrica. Alguns anos depois, surgia a ideia de levar para as ruas a alegria das folias de reis, tendo como protagonista o elenco do bloco Os Foliões.

Natalina da Paixão
Na Madre Deus, outra manifestação que encanta a comunidade nesta época do ano é a Natalina da Paixão. O musical envolve rituais, danças e ritmos dos “Festejos de Natal” e da “Quaresma”. São cânticos e canções em gêneros como marchinhas, valsas, chorinhos, chorados, baiões, guarânias, minas e outras batucadas de cordões de Reis, Pastores e Pastorais.
O figurino veste os homens de “Cristinas de Jesus”, dando luz à “Fé Menina” de todos os tempos, eternizadas nas “Mutucas do Senhor”, como personagem simbólico do folguedo. As indumentárias são chambres brancos, adornados com flores, medalhas e fitinhas santas, levando nas mãos um cajado enfeitado de flores e frutos de plástico.
“As mulheres, no momento do auto, comparecem representando os patriarcas do povo de Deus, com suas túnicas coloridas feitas de pano de rede e usando lenços de cetim na cabeça. Músicos, dançarinos e cantores seguem pelas ruas de porta em porta recebendo e oferecendo pão e vinho ao povo em procissão”, explicou José Pereira Godão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.