Mea culpa

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34

A decisão da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), de dar descontos para alguns consumidores de água ligados do Sistema Italuís, é uma decisão louvável. Mas encerra em si um mea culpa da empresa, protagonista de uma das maiores lambanças institucionais, no sábado, 9, ao deixar quase 160 bairros da capital maranhense sem água por seis dias.
Ao tentar ligar o novo projeto Italuís - desenvolvido no governo Roseana Sarney (PMDB) e entregue praticamente pronto para o governo Flávio Dino (PCdoB) apenas fazer a conexão dos canos -, a Caema acabou por gerar um caos ao consumidor de água. Uma mudança no projeto, determinada no governo comunista, alterou as plantas das adutoras, com novos conectores, que acabaram não funcionando.
A decisão da Caema reconhece que a empresa errou, mas não encerra o assunto. O governador Flávio Dino chegou a denunciar suposto boicote à operação, o que soou ridículo aos olhos de toda a sociedade.
E já há, inclusive, denúncia formal, do deputado Hildo Rocha (PMDB), acusando o próprio Flávio Dino pela lambança de sábado, já que partiu dele a decisão de mudar o projeto, provocando um aditivo de R$ 31 milhões na obra, que acabou sendo descartada, pelo menos a médio prazo.
Não há prazo para nova tentativa de religação do sistema; e o antigo, construído no governo João Castelo, está funcionando com retenção de vazão, para evitar novos rompimentos. Nada mais justo que a Caema indenizar a população prejudicada.

Mais insultos
Os insultos proferidos pelo governador Flávio Dino (PCdoB) contra a Polícia Federal têm sido cada vez mais duros.
Agora, ele acusa diretamente o delegado Wedson Cajé Lopes, de inventar a lista de fantasmas da Saúde e se basear em “dossiê falso” para promover a investigação contra os comunistas.
Nas redes sociais, Dino chegou a afirmar que o delegado havia sido afastado do caso, o que não foi comprovado por nenhuma via oficial.

Desmentido
O problema de Flávio Dino nas agressões à Polícia Federal é que seus insultos não se sustentam na realidade.
Seus próprios auxiliares no governo já admitiram a existência da lista, na qual fazem agora um “pente fino” para saber quem é quem entre os fantasmas.
O comunista, portanto, usa de retórica covarde e mentirosa para confundir a opinião pública.

Onde estão?
Uma verdadeira debandada do PSDB é prevista pelo vice-governador Carlos Brandão, após a confirmação de que o comando da legenda no Maranhão ficará com o senador Roberto Rocha.
Até agora, no entanto, nenhum dos prefeitos que Brandão diz seguir suas orientações se manifestou pela saída.
Rocha foi confirmado presidente do PSDB maranhense em reunião da direção nacional da legenda, esta semana.

Idas e vindas
O deputado estadual ora secretário de Desenvolvimento Social Neto Evangelista admite deixar o PSDB, mas se declara “ainda sem rumo definido”.
Outro que pretende deixar a legenda é o suplente de deputado estadual Marcos Caldas, que já se manifestou contrário a Rocha.
O senador, no entanto, deve ganhar como aliada a deputada Graça Paz, que já se posiciona ao seu lado nas intervenções em plenário.

Mudança
O Supremo Tribunal Federal reviu ontem a própria decisão contra o deputado federal Weverton Rocha (PDT).
Em março, o STF havia recebido denúncia do caso envolvendo a derrubada do Ginásio Costa Rodrigues, o que tornou o parlamentar réu na ação penal.
Com a nova decisão - que reconheceu contradições - Rocha deixa de responder à ação.

Novos nomes
Três novos desembargadores tomaram posse ontem no Tribunal de Justiça do Maranhão.
Foram alçados à condição de magistrados de segundo grau os juízes Luiz Gonzaga Almeida Filho, José Jorge Figueiredo dos Anjos e Josemar Lopes dos Santos.
Com os novos membros, o Pleno do Tribunal de Justiça terá agora 30 desembargadores.

DE OLHO

R$ 117,5 mil foi quanto rendeu ao comunista Jean Carlo Oliveira, em 2017, pelo aluguel camarada da casa onde funciona a Funac, na Aurora.

E MAIS

• Também atrelado ao governo Flávio Dino, mas com dívida de gratidão ao ex-prefeito Sebastião Madeira, o prefeito Luís Fernando Silva ainda não se decidiu sobre o PSDB.

• A União da Direita Maranhense deve mesmo tomar conta do PEN-Patriotas no Maranhão para preparar a candidatura presidencial do deputado Jair Bolsonaro.

• Faltam 16 dias para que o governo comunista inicie a desativação da unidade da Funac na casa que ficou conhecida como “aluguel camarada”, na Aurora.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.