Combate ao mosquito

Dia D de combate ao Aedes aegypti é realizado em São Luís

Objetivo da ação é reforçar a conscientização sobre a importância de eliminar os focos do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, especialmente antes da chegada do período chuvoso

Robert W. Valporto / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34

[e-s001]O Dia D de Combate do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya, foi realizado ontem, no Parque do Bom Menino. O evento foi promovido em parceria pelos poderes públicos federal, estadual e municipal e teve a participação do secretário de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Jair Tannús Júnior, representando o ministro Sarney Filho. Em São Luís, o número de casos de dengue teve redução de 80% este ano em relação a 2016.

O objetivo da ação foi reforçar a conscientização da população sobre a importância de eliminar os focos do mosquito, especialmente antes da chegada do período chuvoso, período mais favorável à proliferação da espécie. Ocorre que nessa época pode haver concentração de água em objetos descartados por moradores em seus respectivos bairros, devendo se intensificar as iniciativas contra o mosquito e mobilizar a população para o combate às arboviroses (doenças transmitidas por mosquito a exemplo da dengue, zika e chikungunya). As ações visam fortalecer a prevenção, especialmente alertando a sociedade para os cuidados durante o período chuvoso.

A ação desenvolvida ontem tem acontecido em várias cidades no país, desde a última sexta-feira, 8, e faz parte de uma mobilização nacional do Ministério da Saúde nesse combate. Em São Luís, a ação contou com a presença de agentes de saúdes dos bairros da capital.

Jair Tannús, representante do Ministério do Meio Ambiente, disse que o combate a esse problema nacional tem sido prioridade do governo federal. “Temos consciência de que o problema que o Aedes aegypti causa à sociedade é de dimensões incontáveis. Por essa razão, temos como total prioridade o combate e a conscientização das pessoas para que entendam que um pequeno gesto seu pode ajudar nesse combate”, frisou.

Tannús destacou, ainda, que essa é uma preocupação especial do Ministério do Meio Ambiente e por isso ações são realizadas com constância nesse sentido. “O ministro Sarney Filho, com sua equipe de trabalho, tem dado muita atenção a esse problema, no sentido de promover ações que possam levar a informação pertinente à população com frequência, para tentarmos pelo menos reduzir o número de casos de doenças como a dengue em todo o país”, completou.

[e-s001]Visitas
Além dos pronunciamentos dos representantes dos entes federados, a programação do Dia D de Mobilização contra o Aedes Aegypti incluiu visitas domiciliares. A casa da aposentada Guiomar de Souza, 73 anos, foi uma das primeiras a ser visitadas. "Eu cuido muito bem da minha casa. Tenho cuidado com a limpeza, para não deixar água acumulada. Seria muito bom que todas as pessoas tivessem essa consciência. Esse trabalho do poder público é muito importante para chamar a atenção da população", afirmou.

Durante toda esta semana, a Prefeitura de São Luís está intensificando os trabalhos com o recolhimento de pneus, a nebulização espacial e as atividades do Projeto Selo Legal, no Monte Castelo. Também serão realizadas abordagens educativas em postos de saúde, feiras e supermercados; panfletagem em escolas, semáforos e shoppings da cidade e o recolhimento de bagulhos volumosos nos bairros Monte Castelo, Alemanha, Caratatiua, Jordoa, Apeadouro e Vila Ivar Saldanha.

Em São Luís, o número de casos de dengue reduziu-se, em 2017, num percentual significativo de 80% em relação ao mesmo período do ano passado. A redução do número de casos só foi possível por causa de ações e campanhas de prevenção implantadas na capital.

O Levantamento do Índice Rápido de Aedes aegypti (LIRAa) realizado em outubro deste ano, em 2.016 municípios maranhenses, identificou 102 casos em nível de alerta, incluindo alto e médio risco e 114 municípios com baixo índice de infestação.

Número de casos de dengue, chikungunya e zika em SL
Doença
2016 2017

Dengue

Chikungunya

Zika vírus

23.854 7.108

12.940 6.479

4.632 538

Dicas de como combater o mosquito:

  • Mantenha bem tampados tonéis e barris de água;
  • Lave semanalmente por dentro com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água;
  • Mantenha a caixa d’água bem fechada;
  • Remova folhas, galhos e tudo que possa impedir que a água corra pelas calhas;
  • Não deixe água acumulada sobre a laje
  • Encha os pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda
  • Outra opção para os pratinhos de plantas é lavar uma vez por semana;
  • Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada;
  • Feche bem os sacos de lixo e deixe-os fora do alcance de animais;
  • Mantenha as garrafas com a boca virada para baixo, evitando acumulo de água;
  • Pneus devem ser acondicionados em locais cobertos;
  • Faça sempre a manutenção da piscina ou fontes utilizando os produtos químicos apropriados;
  • Se o ralo não for de abrir e fechar, coloque uma tela Gina para impedir o acesso de mosquito à água;
  • Os vasos sanitários fora de uso ou de uso eventual devem ser tampados e verificados semanalmente;
  • Limpe sempre a bandeja do ar-condicionado para evitar o acúmulo de água;

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.