Cenário construído

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34

Aos poucos, o cenário das eleições majoritárias de 2018 no Maranhão vai sendo montado, com os principais personagens tomando seus lugares no palco da disputa. Ontem, o ex-secretário Ricardo Murad (PRP) anunciou sua pré-candidatura ao governo. Há duas semanas, o PDT havia referendado o nome do deputado Weverton Rocha para o Senado, no mesmo período em que o senador Roberto Rocha confirmou sua candidatura ao governo pelo PSDB.
Em meados de novembro, a ex-governadora Roseana Sarney (PMDB) também já havia se manifestado interessada na disputa pelo governo e até agora é a única dos candidatos majoritários a ter uma chapa completa de senadores, com o ministro Sarney Filho (PV) e o senador Edison Lobão (PMDB).
Além do governador Flávio Dino (PCdoB), de Roseana Sarney, Ricardo Murad e Roberto Rocha, a disputa pelo governo já tem confirmada também a ex-prefeita Maura Jorge (PODE). Falta apenas a definição do deputado Eduardo Braide (PMN) - se entra na corrida majoritária ou disputa vaga na Câmara Federal. Sem falar no candidato da chamada ultradireita maranhense, o coronel Monteiro Segundo.
É este o quadro que se desenha para as eleições de 2018, com uma ou outra mudança no esboço inicial, que não interferirá na pintura final.

Investigação
A nova superintendente da Polícia Federal, delegada Cassandra Parazi, garantiu todas as condições de trabalho aos membros da força no Maranhão.
Questionada por O Estado, ela deixou claro, referindo-se à Operação Pegadores: “A Polícia Federal não age politicamente. A PF apura fatos”.
Foi uma resposta direta às insinuações do governador Flávio Dino e do seu lugar-tenente, Márcio Jerry, que passaram duas semanas atacando a instituição.

Boicote
A história da conexão “Y”, que teria sido a responsável pelo fracasso da inauguração do novo sistema Italuís, ganhou as redes sociais.
Por conta da letra, internautas passaram a ironizar que o tal boicote sugerido pelo governador Flávio Dino (PCdoB) teria sido obra dele próprio.
É que o comunista não suportou saber que a conexão responsável pelo sistema tinha a letra final do sobrenome Sarney.

Culpa dele
Para o deputado federal Hildo Rocha (PMDB), o boicote ao projeto Italuís foi causado pelo próprio governador Flávio Dino.
O deputado entende que o comunista mudou o projeto desnecessariamente, apenas para beneficiar empresas vinculadas de uma forma ou de outra ao PCdoB.
O resultado foi o que Hildo chamou de trapalhada a lambança do último sábado.

Itaqui
O ex-secretário Ricardo Murad (PRP) vai focar o seu programa de governo nos investimentos voltados para o Porto do Itaqui.
Para ele, é pelo complexo portuário que saem e entram todas as riquezas maranhenses; e é a partir dele que deve ser gerado o desenvolvimento do estado.
Ricardo fez ontem o pré-lançamento oficial de sua candidatura.

Prazo expirando
Termina no dia 30 de dezembro o prazo para o governo Flávio Dino desinstalar a unidade de ressocialização da Funac na Aurora.
Os comunistas firmaram esse compromisso na Justiça, após descobrir-se que o governo havia alugado o prédio de um membro do PCdoB e pago por ele por 17 meses sem funcionar.
A instalação no prédio da Aurora gerou forte reação da comunidade, o que forçou o governo a firmar o acordo de desinstalação.
Combate ao Aedes
O secretário de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Jair Tannús Júnior, representa o ministro Sarney Filho hoje, em ação de combate ao mosquito Aedes aegypti.
O evento, promovido em parceria com o Estado do Maranhão e municípios, será realizado no Parque Bom Menino, das 8h30 às 13h.
O objetivo é reforçar a conscientização sobre a importância de eliminar os focos do mosquito, especialmente antes da chegada do verão, período mais favorável à proliferação da espécie.

DE OLHO

R$ 4 milhões é quanto o governo Flávio Dino vai gastar com a compra de links de internet, seja lá o que isso quer dizer.

E MAIS

• Para funcionar com a unidade antiga do Italuís, o abastecimento d’água na capital maranhense terá vazão menor, para evitar risco de mais estouro das adutoras.

• A Câmara Municipal de São Luís iniciou a apreciação das contas de ex-prefeitos, algumas com mais de 30 anos aguardando pauta.

• Também virou piada na internet a determinação de Flávio Dino, de botar a polícia para investigar as causas do rompimento da adutora do novo Italuís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.