Operação Pegadores

Carlos Lula consegue levar processo da Pegadores para o TRF

Secretário de Saúde, que não foi indiciado pela PF, conseguiu liminar para tirar do primeiro grau alegando foro privilegiado

Carla Lima/Subeditora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
Carlos Lula entrou com pedido para retirar processo da Operação Pegadores da justiça de primeiro grau
Carlos Lula entrou com pedido para retirar processo da Operação Pegadores da justiça de primeiro grau (Carlos Lula)

O processo relacionado com a Operação Pegadores não está mais tramitando na Justiça Federal de primeiro grau. Por decisão liminar do desembargador Ney Bello Filho, toda a ação vai para o Tribunal Regional Federal (TRF). O magistrado atendeu a uma reclamação do secretário estadual de Saúde, Carlos Lula.

Apesar de não ser diretamente indiciado pela Polícia Federal (PF), Carlos Lula alegou em sua reclamação que é alvo "via reflexa" no caso da Operação Pegadores. Ou seja, mesmo não estando formalmente indiciado, a Polícia Federal tem apurado sua suposta participação (ou omissão) no esquema, que desvio mais de R$ 18 milhões da Saúde do Maranhão.

E como ele desempenha função que lhe garante foro privilegiado, Lula pediu que o processo passasse a ser analisado na Justiça Federal de segundo grau.

“Observo que o simples fato de autoridade com prerrogativa de função não ser indiciada – e nem poderia – não implica necessariamente que não seja alvo da investigação. Também observo que a materialidade é que deve se sobrepor à formalidade e é facilmente perceptível que as investigações não apenas bordejam o Secretário de Estado como – seguindo a linha investigativa claramente adotada pela Polícia Federal – o incluem, ainda que indiciariamente”, disse o desembargador em sua decisão.

O processo agora será distribuído no TRF e o relator será escolhido por meio de sorteio.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.