Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
PRESENÇAS de grande charme na confraternização de fim de ano de Ana Lúcia Albuquerque e Amaro Santana Leite, sábado, no Rio Poty Hotel: Graça e o Comandante Luiz Augusto Freitas vieram do Rio especialmente para abraçar os inúmeros amigos que aqui conquistaram. A despedida do casal foi no jantar de domingo, do restaurante Cabana do Sol, com as presenças de Rose e Eli Medeiros, José Carlos Salgueiro e o Repórter PH (foto)
PRESENÇAS de grande charme na confraternização de fim de ano de Ana Lúcia Albuquerque e Amaro Santana Leite, sábado, no Rio Poty Hotel: Graça e o Comandante Luiz Augusto Freitas vieram do Rio especialmente para abraçar os inúmeros amigos que aqui conquistaram. A despedida do casal foi no jantar de domingo, do restaurante Cabana do Sol, com as presenças de Rose e Eli Medeiros, José Carlos Salgueiro e o Repórter PH (foto)

Dezembro Laranja
Dezembro é marcado por intensa mobilização contra o câncer de pele no Centro de Especialidades Médicas e Diagnóstico PAM Diamante, que tem como diretor-geral o renomado médico Phil Camarão.
Hoje e amanhã, especialistas proferirão palestras que abordarão os efeitos da exposição solar de quem trabalha no ambiente externo e sem proteção, prevenção de câncer de pele em crianças e idosos e a relação entre câncer de pele e envelhecimento.

Dezembro Laranja 2
Um dos palestrantes será o dermatologista Marcello Victtor Borges Vaz, do Instituto de Dermatologia Inteligente, que abordará o tema “Prevenção de Câncer de Pele em Crianças e idosos”.
As duas faixas etárias estão suscetíveis à doença. A primeira, por causa das longas horas de brincadeira ao ar livre, inclusive em horários em que a exposição ao sol representa risco à saúde. A segunda, por fatores típicos da idade avançada.

Duas exposições
O Centro Cultural Vale Maranhão realiza hoje evento de abertura das exposições “Afetos”, do fotógrafo Edgar Rocha, e “Hiorlando”, do artista popular natural de Água Doce do Maranhão.
“Afetos” traz um panorama do trabalho do fotógrafo paulistano estabelecido no Maranhão há mais de 40 anos. São 70 fotografias que passeiam por temas como o patrimônio cultural, os navegantes, as celebrações e o especial apreço de Edgar pelos negros, seus saberes e tradições.
A outra reúne cerca de 80 peças esculpidas em maneira. São bichos da água e do seco.

Vista Del Mar
Na reta final para o término do ano, várias produções da virada já estão sendo anunciadas, nos mais diversos estilos, e para todos os bolsos.
Aliás, uma das atrações confirmadas para o Réveillon Vista Del Mar, que vai acontecer na Casa das Dunas, na Avenida Litorânea, é o cantor Wylley Gomes, um dos artistas de fã clube em São Luís.
A festa, entre outras coisas, será regada a open food e, claro, o melhor de tudo será a linda vista para o mar da baía
de São Marcos.

Fuzarca dos Blocos
A primeira grande prévia do Carnaval 2018 em São Luís acontecerá na noite do próximo sábado, dia 16, às 18h, na Casa Barrica, endereço mais cultural do Largo do Caroçudo, na Madre Deus.
É a festa “A Fuzarca dos Blocos”, que reunirá Bicho Terra, Jegue Folia e Os Feras. Sob o comando de José Pereira Godão, a Casa abrirá as portas para a simbiose de ritmos que expressam um pouco da essência da festa mais popular do Brasil no Maranhão.
O bloco Jegue Folia, por exemplo, vai fazer um passeio pelo repertório que a agremiação acumulou ao longo dos anos de festa no circuito de rua, contidas em discos como “O Carnaval do Milênio” (2000), “O Bacanal do Jegue” (2001), “O Canibal” (2002), “Surfando na Hula” (2004) e “Coletânea dos Temas” (2009).

Fuzarca dos Blocos 2
A banda se apresenta com instrumentos de sopro e percussão e anima os foliões com marchinhas de Carnaval, frevos, sambas, entre outros ritmos populares.
A fantasia é composta de viseiras com as orelhinhas do jegue e abadás carnavalescos, enquanto a alegoria é composta do estandarte, burrinhas e de boneco gigante, que faz o maior sucesso.
O anfitrião da festa, o Bicho Terra, promoverá um baile de salão tocando as sua mais conhecidas músicas, interpretadas pelas vozes dos cantores Inácio Pinheiro e Roberto Brandão.

Homenagens a Cleones Cunha no interior
O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Cleones Cunha, recebeu mais dois Títulos de Cidadão, concedidos pelas câmaras municipais de Vitorino Freire e de Altamira do Maranhão. A entrega do título em Vitorino Freire, por exemplo, foi aprovada por meio de Decreto Legislativo, após proposição do vereador Dejamin Souza e aprovação unânime pelos membros do Legislativo Municipal. Em Altamira, a homenagem foi concedida por proposição legislativa dos vereadores Francisco Alex Monteiro de Farias e André Almeida.

TRIVIAL VARIADO
Como acontece todos os anos, Rosário Saldanha e Fernando Albuquerque abrem sua bela casa no Olho d´Água para reunir amigos em torno da transmissão do show do “Rei” Roberto Carlos no próximo dia 22.

As incertezas sobre o começo da votação da reforma da Previdência provocam oscilações na Bolsa de Valores de São Paulo. Há evidências de que muitos espertos levam vantagens. Conhecendo com antecedência as declarações, garantem bom lucro.

O Brasil é o segundo país, entre 38, com menos noção da própria realidade, aponta pesquisa do instituto britânico Ipsos Mori. Chama-se Índice de Percepção Equivocada. Na realidade, deve ser o primeiro.
Não há motivo para lançar foguetes: mesmo com a redução para 7% ao ano, o Brasil se mantém na lista dos países com maiores taxas de juros do mundo. Até maio deste ano, éramos líderes. Hoje, à nossa frente ficam Turquia
Rússia e Argentina.

Rose e Eli Medeiros abrem sua bela residência no Prime, próxima quinta-feira para sua confraternização de Natal. São encontros em que as falhas tiram férias e a perfeição assume o poder.

Não há sinais de que as campanhas eleitorais para cargos majoritários, em 2018, discutirão questões como o poder público tentacular, interventor e paternalista. Muito menos, o capitalismo de Estado e de compadrio, além de políticas teatrais.
A cada começo de campanha eleitoral, surgem os defensores da negação. Embora venham a ser maioria, em nenhum governo ou casa legislativa assumirão representes dos votos brancos, nulos e das abstenções.

Leonardo Da Vinci também vai para Abu Dhabi. Salvator Mundi, obra do renascentista italiano foi leiloado por US$ 450 milhões. A pintura foi posta à venda por Dmitry Rybolovlev, dono do clube de futebol Mônaco. E foi adquirida por um príncipe saudita.

Mais de 30 mil presos, de todo o país, estão inscritos para fazer o Enem nos dias 12 e 13 de dezembro. As provas serão aplicadas nas unidades prisionais e seguirão as mesmas orientações do exame tradicional para aqueles alunos que buscam acesso ao Ensino Superior.

DE RELANCE

Karl Marx no cinema
Chega às telonas brasileiras no dia 28 de dezembro o filme “O Jovem Karl”, do haitiano Raoul Peck, que mostra o filósofo, sociólogo, jornalista e revolucionário socialista em sua juventude, onde tudo começou. No longa-metragem, o diretor ilustra o período em que Marx ficou exilado, a relação com a esposa Jenny e o encontro com Friedrich Engels, ao lado do qual fez história com um dos maiores movimentos operários que já existiu.

Karl Marx no cinema 2
Segundo críticos do cinema internacional, o filme retrata muito bem a trajetória intelectual e política de Karl Marx e, além disso, demonstra a importância dos movimentos sociais e da consciência de classe revolucionária e científica para o proletariado. Tudo o que Marx gostaria que fosse representado. E para o público não ir sem conhecer as maravilhosas obras deste sociólogo, considerado um dos maiores filósofos da história, a Edipro lança, neste mês, lança mais um importante livro dele, “O 18 Brumário de Luis Bonaparte”.

Karl Marx no cinema 3
A propósito: As ideias apresentadas em “O 18 de Brumário de Luís Bonaparte” formam a base do materialismo histórico dialético, uma das maiores contribuições de Karl Marx às ciências sociais e econômicas. Na obra, publicada originalmente na revista Die Revolution entre 1851 e 1852, Marx não apenas narra os eventos que levaram ao golpe de estado de Luís Bonaparte, sobrinho do antigo imperador Napoleão Bonaparte, na França, entre 1848 e 1851. O autor alemão ultrapassa o registro histórico e relaciona os acontecimentos com suas teorias de luta de classes e de revolução operária.

Decisão equivocada
A Petrobras, em outubro do ano passado, anunciou que o aumento do preço dos combustíveis acompanharia as cotações internacionais. Tomou outro rumo em junho, determinando que os reajustes seriam diários. A oscilação ficou
confusa. Sabe-se quem sai perdendo.

Pauta se mantém
A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou, a 11 de dezembro de 1997, por 35 votos a 13, a admissibilidade da reforma da Previdência. O parecer do deputado federal Aloysio Nunes Ferreira, hoje ministro das Relações Exteriores, foi aceito sem modificações, depois que o presidente Fernando Henrique Cardoso se comprometeu a isentar, em lei, os aposentados e pensionistas do serviço público do pagamento de contribuições para o Tesouro Nacional.

Ponta de nostalgia
Monarquistas de todo o País se reuniram ontem em Brasília, não para voltar ao poder, como gostariam. Atenderam a convite do deputado federal André Amaral, do PMDB da Paraíba, que promoveu sessão na Câmara em homenagem a Dom Pedro II. Presenças do Príncipe Dom Luiz, Chefe da Casa Imperial do Brasil e de Dom Bertrand,
Príncipe Imperial do Brasil.

Campanha publicitária
O premiado cineasta, roteirista e publicitário maranhense Breno Ferreira, radicado em São Luís, dirigiu os filmes publicitários da nova campanha do Hospital do Câncer Aldenora Bello (HCAB), intitulada “Natal de Esperança Maracap”, criada pela MSM Comunicação e produzida pela Sotaque Filmes. Breno é um conhecedor da realidade do Estado.

Para escrever na pedra:
“Só há duas opções nesta vida: se resignar ou se indignar. E eu não vou me resignar nunca”. Bradava o grande sociólogo Darcy Ribeiro.



Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.