Lambança comunista

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34

A lambança do governo Flávio Dino (PCdoB) na tentativa de implantação do novo Sistema Italuís levou setores do próprio governo comunista a mover ações contra a Caema. O Procon-MA, por exemplo, quer saber as causas do corte no fornecimento d’água a 160 bairros, desde sábado, exatamente quando o novo sistema deveria começar a operar.
Desde sábado, quando o novo sistema entrou em colapso, Flávio Dino, como de costume, tentou culpar adversários, imprensa e até gestões passadas da Caema pelo erro, que é exclusivamente seu. Foi no governo comunista que o projeto do novo Italuís - praticamente todo construído no governo Roseana Sarney (PMDB) - foi alterado e aditivado em 25%. Na mudança de projetos, os engenheiros comunistas de Dino desenvolveram uma tal conexão em “Y”, que acabou se rompendo com a pressão da água.
O resultado é que, para garantir o abastecimento nos bairros, o governo foi obrigado a religar o antigo sistema. E o novo vai ter que esperar mais para uma nova tentativa de funcionamento.
A lambança comunista na operação do Italuís foi um dos piores momentos do governo comunista. Mais uma vez, porém, exaltou também a faceta mais dissimulada do governador que ora ocupa o Palácio dos Leões: a de jogar a responsabilidade de seus erros para terceiros.
Desta vez, no entanto, não houve como esconder a lambança.

Sob investigação
Não apenas o Procon, mas também a Defensoria Pública vai cobrar satisfações da Caema pelos quase sete dias sem água em vários bairros de São Luís.
A Defensoria divulgou nota na manhã de ontem, pondo-se à disposição para consumidores que se sentirem lesados pela companhia.
O Procon já havia notificado a empresa para que se explique, em 48 horas, o que levou ao corte no fornecimento d’água na capital maranhense.

Bastava ligar
O projeto Italuís foi concebido, licitado e construído praticamente todo no governo Roseana Sarney.
A Flávio Dino, caberia apenas o serviço de ligar um cano a outro, para distribuir água para as centenas de bairros da capital.
O governo comunista, porém, não conseguiu fazer a simples operação de conexão e voltou ao sistema antigo.

Cooptação
Aliados do Palácio dos Leões dizem que o deputado estadual Eduardo Braide (PMN) foi convidado pelo governador Flávio Dino a compor sua chapa senatorial.
Também dizem que a articulação de cooptação de Braide estaria sendo feita pelo ex-governador José Reinaldo Tavares.
Braide confirma conversas partidárias com Tavares, mas nega qualquer contato com gente ligada a Flávio Dino.

Substituto
O vereador Pedro Lucas Fernandes (PTB) está assumindo gradativamente o papel do pai, Pedro Fernandes, na articulação política.
Ele já assina não mais como Pedro Lucas, mas como Pedro Fernandes, com o Lucas em papel secundário na assinatura.
Sinal claro de que será o vereador - ora na Agência Metropolitana Estadual - o candidato a deputado federal em 2018.

Homenagens
O procurador de Justiça Suvamy Vivekananda faleceu sábado (9), no Hospital São Domingos, onde estava internado para tratamento de um câncer. Ele foi sepultado domingo, no cemitério Memorial Pax.
A ex-governadora Roseana Sarney divulgou nota em homenagem ao procurador, extensiva à sua família.
O procurador-geral de Justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, também divulgou nota em nome da Procuradoria Geral de Justiça enaltecendo os relevantes serviços prestados à sociedade maranhense pelo procurador.

Posse no TRT
Os desembargadores Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro e Américo Bedê Freire foram empossados na semana passada nos cargos de presidente e vice-presidente e corregedor, respectivamente, para o biênio 2018-2019 do TRT-MA.
A solenidade realizada na Sala de Sessões do Tribunal foi prestigiada por diversas autoridades, magistrados, advogados, servidores, imprensa, familiares.
A desembargadora Solange de Castro Cordeiro recorreu aos números em seu discurso para ressaltar que a Justiça do Trabalho no Maranhão possui a maior carga de trabalho na área judiciária dentre todos os Regionais.

E MAIS

• O governador Flávio Dino e seu grupo tentam desqualificar uma pesquisa do Ibope antes mesmo de ela começar a ser feita nas ruas.

• Quem já está nas ruas colhendo impressões do eleitor sobre a sucessão no Maranhão é o instituto maranhense Escutec.

• Enquanto isso, o DataM vai montando cenários favoráveis a Flávio Dino, depois publicados com a assinatura do Instituto Exata.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.