Segurança

Governo vai estudar a adoção de novos itens de segurança nos veículos

Frenagem automática e aviso de mudança de faixa podem se tornar obrigatórios. Também serão estudados carros autônomos e elétricos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
Teste de impacto lateral poderá se tornar obrigatório, de acordo com o Contran
Teste de impacto lateral poderá se tornar obrigatório, de acordo com o Contran (Teste de impacto lateral poderá se tornar obrigatório, de acordo com o Contran)

BRASÍLIA - O Conselho Nacional de Trânsito, Contran, publicou no Diário Oficial da União da última sexta-feira,8, a resolução 717, que estabelece um cronograma para estudo e regulamentação de itens de segurança nos veículos.

Entre os itens mais importantes, estão estudos para veículos elétricos e autônomos, a implantação de itens de segurança em carros, como aviso de afastamento de faixa e frenagem automática e novos testes para a homologação de veículos, caso dos ensaios de impacto lateral e lateral com poste. Vale ressaltar que o cronograma não garante que as normas sejam aplicadas.

A tabela completa contém 38 pontos, de diversos tipos de veículos, incluindo caminhões, ônibus, triciclos, motos e ciclomotores.

Os prazos são contados 30 dias após a publicação, ou seja, 8 de janeiro de 2018. Também é possível a apresentação dos estudos e a proposta de regulamentação sejam antecipados.

Por outro lado, se os estudos comprovarem a inviabilidade da aplicação de certo item, ele será submetido ao Contran.

De acordo com a entidade, a resolução tem como um dos objetivos dar "previsibilidade para os fabricantes implantarem os itens de segurança".

FIQUE POR DENTRO

As principais regras para carros e o

prazo de estudo e regulamentação para cada uma:

- Aviso de afastamento de faixa - 18 meses
- Frenagem automática de emergência - 18 meses
- Indicação de frenagem de emergência - 6 meses
- Sistema de alerta ou visibilidade traseira - 6 meses
- Proteção para pedestre - 6 meses
- Impacto lateral (homologação) - 6 meses
- Impacto lateral com poste (homologação) - 6 meses
- Veículos elétricos (homologação) - 6 meses
- Veículos autônomos (homologação) - 48 meses

Fonte: Conselho Nacional de Trânsito

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.