Ação

Corrida contra a corrupção é realizada em São Luís

Objetivo foi promover o debate e mobilizar a sociedade na prevenção e combate a atos de improbidade administrativa e delitos contra a ordem tributária

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34

SÃO LUÍS - A Rede de Controle da Gestão Pública do Estado do Maranhão realizou no último domingo, 10, a primeira edição da Corrida Contra a Corrupção, em São Luís. O objetivo foi promover o debate e mobilizar a sociedade, por meio do evento esportivo, sobre a prevenção e combate a atos de improbidade administrativa, como a corrupção, assim como os delitos contra a ordem tributária e econômica. Cerca de 400 atletas participaram da corrida.

A corrida teve três categorias: Geral, Integrante da Rede de Controle e Cadeirante. Nas duas primeiras categorias, os atletas, divididos entre o público masculino e feminino, puderam optar pelo percurso de 5 ou 10km. Já os cadeirantes percorrerão 5km. Houve, também, cronometragem eletrônica, com chip descartável. Todos os que concluíram a prova receberam medalhas de participação.

A funcionária pública Andrea Reis Araújo, de 46 anos, disse sobre o quanto considerava importante essas ações. “Além de incentivar a sociedade a se movimentar por meio das práticas de exercícios que fazem bem à saúde, essa é também uma manifestação de repúdio daqueles que estão decepcionados com a atual realidade delicada que nosso país se encontra, no que se refere à corrupção”, disse.

Alexandre Walraven, secretário do Controle Externo do Tribunal de Constas da União (TCU) do Maranhão e coordenador da Rede de Controle da Gestão Pública do estado, comentou sobre a realização do evento. “É muito importante para nós que a sociedade se conscientize da importância de sua participação nessas ações. Com pequenos atos, como o de hoje com mais de 400 pessoas, vamos caminhando para uma sociedade melhor”, relatou.

Conscientização

Já Francisco Alves Moreira, superintendente da Controlaria Geral da União (CGU) do Maranhão, comentou sobre o efeito na conscientização dos que participam dessa corrida. “Mais do que fazerem exercícios, as pessoas que vem a atividades como essa levam consigo a grande disposição de lutar por um país melhor. Essa é uma tarefa de todos nós”, enfatizou.

Já o promotor de Justiça Marco Amorim refletiu sobre a sociedade estar inserida nessa luta. “A sociedade se sente parte dessa luta. E este é um evento diferenciado, uma maneira plausível de manifestar a indignação com sistemas de corrupção que assolam nosso país. Avaliamos de maneira muito positiva essa atividade”, concluiu.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.