Geral | Problema

Vazamento atrasa reabastecimento de água em SL

Bairros da capital maranhense estão desde quarta-feira sem água; problema de vazamento aconteceu no município de Periz de Baixo
OESTADOMA.COM10/12/2017 às 10h20
Vazamento atrasa reabastecimento de água em SLÁgua jorrando devido ao vazamento. (Divulgação)

SÃO LUÍS - Um vazamento de água adiou o reabastecimento de água em São Luís. O problema aconteceu, na madrugada deste domingo (10), em um trecho da adutora Italuís, no município de Periz de Baixo. Por isso, o sistema que abastece a capital maranhense precisou ser desligado mais uma vez.

LEIA TAMBÉM:

159 bairros da capital maranhense ficarão sem água por 72 horas

600 mil pessoas amanhecem sem água em São Luís

Um total de 159 bairros de São Luís estão sem água desde às 6h de quarta-feira (6). Segundo o Governo do Estado, a nova adutora tem 19 quilômetros de extensão e vai substituir uma estrutura antiga e precária. O sistema abastece cerca de 600 mil pessoas na capital maranhense.

O estoque de água de muitos moradores dos bairros afetados já está terminando. Em alguns casos, desde o primeiro dia sem água, a solução foi recorrer a carros pipas. Entretanto, os custos com esse meio são altos e muitos moradores reclamam. “Minha mãe já gastou muito dinheiro com carro pipa. A água que a gente compra só dá pra suprir as necessidades básicas”, afirma Cinara Rodrigues, moradora do Monte Castelo, um dos bairros afetados pela falta d’água.

Medidas

O Governo do Estado já se posicionou sobre a situação. Equipes trabalham desde o fim da noite de sábado (9) para resolver um problema na conexão feita no novo Sistema Italuís. A falha foi detectada após o reinício do bombeamento de água na nova adutora.

Segundo o Governo do Estado, o problema está numa peça fabricada por uma das empresas contratadas para fazer a instalação da nova adutora.

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) tem equipes trabalhando no local de forma permanente, junto com as empresas responsáveis pela obra.

Ainda de acordo com o Governo do Estado, para fazer o conserto, é necessário esvaziar o sistema, o que provoca interrupção temporária no abastecimento de água nos 159 bairros atendidos pelo Sistema Italuís.

VEJA OS VÍDEOS:

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte