Reconhecimento

Votação do Prêmio Empresa do Ano 2017 será no dia 13

Cinco empresas que mais se destacaram são finalistas e concorrem a essa premiação, organizada pela Associação Comercial do Maranhão, nas categorias micro e pequena empresa e média e grande empresa

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
Presidente da ACM, Felipe Mussalém; a coordenadora do PEA 2017, Márcial Nádler, e os representantes das empresas classificadas para a votação final do PEA 2017
Presidente da ACM, Felipe Mussalém; a coordenadora do PEA 2017, Márcial Nádler, e os representantes das empresas classificadas para a votação final do PEA 2017 ( )

Cinco empresas são finalistas ao Prêmio Empresa do Ano 2017, promovido pela Associação Comercial do Maranhão (ACM), cuja votação ocorrerá na quarta-feira, 13, na sede da entidade, das 8h às 18h. Podem votar representantes de empresas associadas à ACM, com no mínimo seis meses, e que estejam em situação regular. As classificadas para a final concorrem nas categorias Grande Empresa, Média Empresa e Micro e Pequena Empresa.
De acordo com a coordenadora do PEA 2017, a empresária Márcia Nadler, o prêmio é um reconhecimento da Associação Comercial do Maranhão às empresas que se destacaram em suas atividades no mercado. É realizado anualmente em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae/FNQ. “Esta premiação é uma injeção de ânimo para os empresários, um estímulo às boas práticas de gestão”, destacou.
As prerrogativas para a participação no PEA são que a empresa tenha mais de cinco anos de atividade empresarial no estado e pertença ao quadro de associados da ACM há, no mínimo, seis meses, estando em situação regular com a entidade.
O presidente da ACM, Felipe Mussalém, informou que antes de chegar à fase final com a votação direta dos associados da entidade, as empresas finalistas participaram de etapas de classificação, entre elas o diagnóstico de gestão (em parceria com o Sebrae/FNQ), a visita técnica de consultores e equipe de organização do PEA e a avaliação subjetiva com a participação de entidades de classe empresariais.
“Este prêmio realmente é dado a empresas que atendem a padrões de excelência na gestão. Isso nos orgulha e nos faz entender que estamos no caminho certo, reconhecendo os empresários que tanto contribuem para o desenvolvimento do nosso estado”, destacou Mussalém.
Na categoria Micro e Pequena Empresa a disputa envolve a Copiar Tecnologia, Hotel Abbeville e Refricenter Refrigeração. Para o presidente da ACM, Felipe Mussalém, essa disputa acirrada é reflexo da realidade brasileira, na qual mais de 95% das empresas são micro e pequenas.
“Na ACM, também, mais de 90% dos associados estão na categoria de micro e pequenas empresas. É um setor de grande importência, pois move a economia da nossa sociedade”, assinalou o presidente da Associação Comercial.

Categoria micro e pequena
empresa
O Hotel Abbeville foi inaugurado no ano de 2011, novo projeto hoteleiro sucedendo o antigo Hotel Skina. Foi o primeiro empreendimento hoteleiro do Maranhão a conquistar o selo ISO 9001. Nele também funciona o Restaurante Catirina. Trata-se de uma empresa familiar com diretoria abrangendo colaboradores com formações diferenciadas: turismólogo, hoteleiro, psicólogo, engenheiro, administradora, assistente social e engenheiro. São 111 apartamentos, dotados de conforto e comodidade, cinco salas para reuniões e eventos (Fonte das Pedras, Fonte do Bispo, Fonte do Santo Antônio, Fonte do Ribeirão e Edílson Baldez). No 8º andar, pode-se desfrutar de vista panorâmica, royal bar e espaço para aniversários e casamentos. No campo social, o grupo realiza ações solidárias, onde os voluntários são os próprios colaboradores. Abriga 26 colaboradores diretos e quase 100 indiretos. Pelo segundo ano disputa o PEA.
A Copiar Tecnologia é uma empresa familiar fundada em 2002, localizada no Vinhais, que nasceu com a missão de facilitar a vida do empresário maranhense através da venda de impressoras e multifuncionais. Hoje é uma empresa de solução em tecnologia que oferece serviços como a locação de equipamentos estando incluso: suprimentos, peças e assistência técnica.
Além disso, trabalha também com Gerenciamento Eletrônico de Documentos e Bilhetagem de Impressão para empresas, área médica e gráfica rápida. A empresa oferece soluções em tecnologia e atua ainda na locação de impressoras, multifuncionais e scanners, com suprimentos, peças e assistência técnica. Atualmente possui 20 funcionários.
A Refricenter Refrigeração foi fundada o ano de 2002 e localiza-se na Rua Antonio Rayol, Centro. Entre os principais produtos e serviços, estão a refrigeração comercial, doméstica e industrial. A empresa está no mercado de refrigeração doméstica, comercial e industrial há 15 anos, trazendo soluções para seus clientes nesse ramo. Com a expansão do mercado maranhense, houve necessidade de mudança no espaço físico para proporcionar conforto e satisfação para os clientes, além de qualidade de trabalho para os funcionários.
Hoje o diferencial da empresa é preço competitivo de mercado. Atuando de forma inovadora, a Refricenter Refrigeração oferece aos clientes informações úteis, usando mídias sociais para que estes estejam sempre informados das novidades sobre temas relacionados à empresa. Atrelada a esses objetivos, a empresa tem um lema “Quem conhece recomenda”, alusivo aos anos de trabalho prestados aos clientes, que são fidelizados e se configuram no maior disseminador dos bons serviços prestados pela empresa.

Grande e Média Empresa
Na categoria Grande Empresa, a única finalista foi a Termaco Participações. Com 31 anos de fundação, começou suas atividades na cidade de Fortaleza (CE). Detém forte atuação nos segmentos de movimentação portuária, transporte rodoviário de cargas e cargas aéreas, contando atualmente com 12 unidades instaladas em São Paulo e em todos os estados do Nordeste. No setor portuário, atua no Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco. Em São Luís, as atividades iniciaram no ano de 2006, onde trabalha na logística dos principais produtos e serviços de Cargas Rápidas Rodoviárias e Aéreas (Importação e Exportação). Destaca-se na empresa a implantação do ISO 9001 e, no ano de2016, o 2º lugar na categoria Grande Empresa do Prêmio Empresa do Ano, da ACM.
Na categoria Média Empresa a selecionada para a final foi o Shopping da Ilha. Inaugurado em dezembro de 2011, o empreendimento comercial se consolidou como principal centro de compras, lazer e entretenimento da cidade, oferecendo um mix completo, sendo referência na realização de grandes eventos.
Possui varanda gourmet com bares e restaurantes, um edifício garagem com cinco andares e mix de lojas e serviço com mais de 50 marcas exclusivas. O projeto inclui o Centro Empresarial Shopping da Ilha, com mais de 380 salas e o shopping, com 245 lojas. São 41 funcionários, 222 terceirizados e 2.500 colaboradores indiretos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.