Amor ao esporte

Grupo de 1953 promove 27ª Edição dos Jogos Amigos

Amigos, que se reúnem há 27 anos, realizam encontro neste sábado no núcleo esportivo do da Universidade Ceuma, Renascença II

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
Amigos se reúnem para praticar basquete, vôlei, futsal e futebol de campo.
Amigos se reúnem para praticar basquete, vôlei, futsal e futebol de campo. (JOGOS AMIGOS )

Uma tradição que se repete há 27 anos. Um encontro para reunir amigos e amantes do esporte de 1953 chega a sua 27ª edição. Os “Jogos Amigos” que será realizado hoje (sábado) a partir das 9h, no núcleo esportivo do da Universidade Ceuma, Renascença II, deve reunir ao todo, mais de 500 pessoas em uma grande confraternização dos desportistas e seus familiares.

O grupo de esportista foi fundado em 1953, por amigos que queriam jogar basquete, vôlei, futsal e futebol de campo. Esses garotos foram os precursores das modalidades no estado. Unidos, o grupo participou também da vida social, cultural e política da São Luís dos anos 1950. A sua grande maioria teve destaque nas profissões que escolheram e tornaram-se famosos. Entre os fundadores do grupo de amigos estavam Janjão, Cláudio Alemão, Zé Costa, Mauro e Miguel Fecury e Alcir Zeni.

O senador Mauro Fecury, um dos membros daquele grupo de atletas, foi quem idealizou os Jogos Amigo como uma forma de reunir anualmente os atletas que revolucionaram o esporte maranhense nos anos 1950. “Não posso ficar de fora dessa festa. Sinto muito orgulho dos jogos, pois somente uma vez por ano conseguimos reunir velhos amigos”, analisou.

Para o escritor, historiador e jornalista e presidente da Academia Maranhense de Letras (AML), Benedito Buzar, um dos organizadores dos Jogos Amigo, a festa é o coroamento de uma idéia do ex-senador Mauro Fecury. “São colegas que tem nessa festa a oportunidade de se confraternizar. Muitos deles moram em outras cidades e vêem a São Luís apenas para participar dos Jogos Amigo”, disse.

Benedito Buzar ainda recorda das disputas entre as duas maiores equipes de basquete do final da década de 1950: Os Milionários e o 8 de Maio. “De Milionários a equipe só tinha o nome, pois com exceção do Eliéser que era de família rica, todos eram estudantes e não tinham dinheiro. Havia uma grande rivalidade, porém, todos eram amigos. Naquela época São Luís era uma cidade muito pequena com cerca de 200 mil habitantes e todo mundo se conhecia”, lembrou.

Além da velha parceria de 62 anos, o grupo demonstra união e muita felicidade na receptividade de novos amigos todos os anos, quando se reúnem em torno de atletas para disputar campeonatos divididos em 2 times e em três modalidades: futebol de campo, basquete e vôlei.

Após a competitividade, há a famosa feijoada, momento em que mais amigos se juntam e os que não jogam mais fazem a festa. Este ano terá como atração cultural o cantor Altemar Dutra Júnior e Teresa Canto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.