Investigação

Filho é preso por suspeita no assassinato de Nenzin

Segundo a polícia Manoel Mariano Júnior estaria furtando cabeças de gado da fazenda do pai com a ajuda de outras três pessoas, que também foram presas; Nenzin pretendia, no dia do crime, fazer a contagem dos animais

Daniel Júnior

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
Manoel Júnior Quando chegava a São Luís após ser preso em Barra do Corda
Manoel Júnior Quando chegava a São Luís após ser preso em Barra do Corda

Manoel Mariano Júnior, filho do ex-prefeito de Barra do Corda, Manoel Mariano de Sousa, o Nenzin, foi transferido ontem para São Luís, após ser preso naquela cidade, na casa de um amigo, onde estava escondido. Ele teve prisão temporária decretada pela Justiça, após ser apontado pela polícia como o principal suspeito de envolvimento na morte do pai. Além de Júnior, também foram presos mais três pessoas, Francisco David, Luzivan Rodrigues e Antônio Filho, que teriam participação no crime. Os três permanecem presos em Barra do Corda.

Manoel Júnior ao lado da mãe no velório
Manoel Júnior ao lado da mãe no velório

De acordo com as investigações da Polícia Civil, Manoel Mariano estaria furtando, com ajuda de outros suspeitos, cabeças de gado da fazenda do pai, que antes possuía cerca de 600 animais, mas que foi reduzida para 81. O ex-prefeito Nenzin desconfiava dos furtos e no dia do seu assassinato iria fazer a contagem dos animais. Ele foi morto antes de chegar à fazenda.

“Está descartada a hipótese de crime de pistolagem. A morte de Manoel Mariano de Sousa, sem sombras de dúvidas, foi premeditada”, afirmou o secretário de segurança pública do Maranhão, Jefferson Portela, durante coletiva de imprensa.

Segundo o chefe da Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa, delegado Lúcio Rogério Reis, o ex-prefeito Manoel Mariano foi alvejado dentro da caminhonete quando trafegava na BR-226. “Nenzin foi alvejado dentro do carro, que era dirigido pelo Manoel Júnior. Ele só socorreu o pai após 40 minutos. A caminhonete foi levada, com a ajuda de outra pessoa, para ser lavada. Familiares e amigos próximos desconfiavam de que Manoel Filho teria algum envolvimento no caso. O inquérito policial ainda está em andamento e por isso não podemos afirmar que o próprio filho atirou no pai”, explicou.

Ainda de acordo com a polícia, outras três pessoas que estariam envolvidas no crime, Francisco David, amigo de Manoel Júnior, (ajudou a levar a caminhonete para outro local a fim de atrapalhar as investigações); Antônio Filho, funcionário de Manoel Filho, (que o escondeu e com ele foi encontrada uma arma); e Luzivan Rodrigues, vaqueiro da fazendo de Nenzin, que facilitava o furto do gado. “O Manoel Júnior queria acelerar parte da herança”, finalizou do delegado Lúcio Rogério.

Manoel Júnior mostrava tranquilidade no velório
Manoel Júnior mostrava tranquilidade no velório

Para a polícia, Manoel Junior acompanhou o velório sem demonstrar que teria envolvimento no caso, acompanhando, inclusive, os seus familiares sempre ao lado do caixão. Ele, inclusive, participou da missa celebrada na igreja local, mas não esteve no sepultamento. Ele teria sido alertado de que a sua prisão havia sido decretada e decidiu fugir, com ajuda do amigo Antônio Filho, que o levou para sua casa onde foi preso.

Após o desembarque em São Luís e ser apresentado à imprensa durante a entrevista, Manoel Filho foi levado para o Centro de Triagem de Pedrinhas, onde ficará a disposição da Justiça.

Versões
De acordo com o delegado Renilton Ferreira, de Barra do Corda, Manoel Filho contou histórias contraditórias que vão contra a versão constatada pela perícia. Inicialmente, ele disse que parou a caminhonete às margens da BR-226 para que Nenzin fosse fazer necessidade fisiológica, quando ouviu os disparos que matou o seu pai. Na segunda versão, o suspeito disse que nem sequer ouviu o disparo que atingiu a vítima.

Manoel Mariano Júnior, o Júnior do Nenzin, ou Vaqueiro da Barra, como também é conhecido, foi candidato a prefeito de Barra do Corda pelo Partido Verde, mas não obteve êxito, perdendo para o atual prefeito, Eric Costa (PCdoB), por uma diferença de 1.700 votos. Ele tem 47 anos e ensino médio completo.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA), informou a prisão de Manoel Mariano Júnior por envolvimento no homicídio do pai, Manoel Mariano de Sousa, o Nenzin. O suspeito foi preso por volta das 5h30 de sexta-feira, na residência de uma pessoa, conhecida como Antônio Filho, que também foi preso sob a acusação de esconder o suspeito. A polícia efetuará os procedimentos de encaminhamento dos presos para exame de corpo delito no Instituto Médico Legal (IML).

O crime
O ex-prefeito da cidade maranhense de Barra do Corda, distante 440 km de São Luís, Manoel Mariano de Souza, o Nenzin, foi assassinado na manhã da quarta-feira, 6, enquanto trafegava pela BR-226 com destino a sua fazenda.

Segundo versão inicial apresentada por seu filho, Manoel Júnior, que dirigia o carro, Nenzin teria pedido para que ele parasse já que pretendia fazer necessidades fisiológicas. Nesse momento o ex-prefeito teria sido abordado por dois homens que estariam em uma moto. Um deles atirou no pescoço do ex-prefeito. O fato ocorreu por volta das 8h30. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.