Limpeza urbana

Ecoponto visa acabar com descarte irregular de lixo na Cidade Operária

Inaugurado na semana passada, equipamento abrange 40 mil moradores da área e pretende eliminar os lixões; este é o oitavo em funcionamento na capital e fica localizado na Avenida Este 203, próximo ao Campo do Real

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34

[e-s001]Um dos bairros mais populosos de São Luís, a Cidade Operária é uma das regiões da cidade com maior número de pontos de descarte irregular de resíduos sólidos. Para resolver o problema, entrou em funcionamento esta semana o Ecoponto Cidade Operária, espaço no qual a população pode fazer o descarte de material reciclável, restos de construção civil e capina, móveis velhos e outros entulhos, que costumam ser descartados em terrenos baldios, ruas e avenidas, causando problemas à população. O Ecoponto Cidade Operária é o oitavo a entrar em funcionamento e vai atender 40 mil moradores do bairro.

A limpeza urbana na Cidade Operária é feita de forma regular. A coleta domiciliar ocorre todas as segundas, quartas e sextas-feiras, no período noturno. Apesar disso, o bairro tem diversos pontos de descarte irregular de resíduos sólidos, em grande parte gerados por reformas de pequeno porte, restos de poda e capina de origem domiciliar, ou ainda móveis e eletrodomésticos velhos. "Este tipo de material não é recolhido pelo serviço de coleta domiciliar. Por isso a necessidade de instalação de um Ecoponto no bairro", afirma a presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela.

Localização
O Ecoponto Cidade Operária fica localizado na Avenida Este 203, próximo ao Campo do Real. O local em que o equipamento foi construído era um ponto conhecido de descarte irregular de resíduos sólidos. "Os Ecopontos são implantados em locais que incorporem fluxos já conhecidos para os resíduos, ou seja, em locais onde já existe uma constância de uso pela população em descartá-los, procurando não alterar este fluxo, mas garantindo o descarte ambientalmente adequado", destaca Carolina Moraes Estrela.

Com os Ecopontos, a Prefeitura de São Luís garante a eliminação de pontos de descarte irregular, os populares "lixões", da região do entorno dos equipamentos. Com a abertura do Ecoponto Cidade Operária, as ações de limpeza urbana na região são ampliadas, pois desde março deste ano já está em funcionamento o Ecoponto Jardim América, que atende mais de 12 mil domicílios do seu entorno. Juntos, os dois Ecopontos abrangem uma área de quase 85 mil moradores. "Para 2018, está prevista a construção do Ecoponto Cidade Olímpica em outra área da região em que o descarte irregular de resíduos sólidos já causa problemas à população. Estamos em fase de estudo da melhor área do bairro, para que possamos providenciar os licenciamentos e iniciar a construção", informa Carolina Moraes Estrela.

Ecopontos
Os Ecopontos são unidades de recebimento de pequenos volumes e possuem como objetivo proporcionar aos carroceiros e à população em geral um local regulamentado para a destinação ambientalmente adequada de materiais recicláveis e resíduos não coletados através do serviço de coleta convencional, como resíduos de construção civil (RCC) e volumosos (restos de poda e capina).

[e-s001]Por meio dos Ecopontos, a Prefeitura de São Luís já encaminhou para a destinação adequada oito mil toneladas de resíduos, atendendo a ordem de prioridade para o seu gerenciamento, que é reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.

Os Ecopontos fortalecem a política de gestão da limpeza urbana e contribuem para o aumento da vida útil dos aterros sanitários e para a diminuição da demanda por recursos naturais. "Com isso, recuperamos o meio ambiente, a paisagem urbana, evitamos danos à saúde pública e ainda geramos emprego e renda por meio da inclusão social das cooperativas de catadores", informa Carolina Moraes Estrela.

SAIBA MAIS

Onde já tem Ecopontos?
- Ecoponto Parque Amazonas
Avenida dos Africanos, s/nº, Bairro de Fátima, entrada do Parque Amazonas;
- Ecoponto Angelim
Rua 27, s/nº (antes do Makro, próximo ao Restaurante Chico Noca);
- Ecoponto Bequimão
Avenida 1, s/nº, Bequimão, ao lado do CRAS
- Ecoponto Habitacional Turu
Travessa G, s/nº, Habitacional Turu, próximo ao antigo Mateus Supermercados
- Ecoponto Jardim América
Avenida 03, s/nº, Jardim América, ao lado da União de Moradores
- Ecoponto Jardim Renascença
Rua Netuno, próximo à Paróquia de São Paulo Apóstolo
- Ecoponto Residencial Esperança
Rua Doutor Ribeiro, s/nº, Residencial Esperança
- Ecoponto Cidade Operária
Avenida Este 203, s/nº, Cidade Operária, próximo ao Campo do Real

Que materiais são recebidos nos Ecopontos?
ELETRÔNICOS: televisão, monitores, celular, impressoras, mouses, teclados, etc – até três unidades
ENTULHO: resíduos de construção civil, como tijolos, telhas, gessos etc – até 2m³ (volume de uma caixa d'água de 2 mil litros)
MADEIRAS: até 2m³ (volume de uma caixa d'água de 2 mil litros)
ÓLEO DE COZINHA: até cinco litros
PNEUS: até quatro unidades
PODAS DE ÁRVORE E RESTO DE CAPINA: até 2m³ (volume de uma caixa d'água de 2 mil litros)
RECICLÁVEIS: plástico, papel, isopor, metais, vidros, etc (até 300 litros – 3 sacos grandes)
VOLUMOSOS: móveis, sofás, colchão etc (até dois volumes)
*Quantidades por pessoa/dia

Que materiais os Ecopontos não recebem?
Lixo doméstico
Animais mortos
Resíduos hospitalares
Resíduos perigosos/contaminados: pilhas, baterias, lâmpadas, cartuchos/tonner etc
Qual o horário de funcionamento dos Ecopontos?
Segunda-feira a Sábado, das 7h às 19h

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.