Doença

Dezembro Laranja alerta sobre o câncer de pele

Ampla mobilização contra a doença acontecerá de 11 a 13 deste mês no PAM Diamante; programação constará de palestras com orientações sobre como prevenir o câncer de pelo em todas as faixas etárias

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
Dermatologista Eduardo Lago será um dos palestrantes da campanha Dezembro Laranja
Dermatologista Eduardo Lago será um dos palestrantes da campanha Dezembro Laranja (Dermatologista Eduardo Lago será um dos palestrantes da campanha Dezembro Laranja)

SÃO LUÍS - O mês de dezembro será marcado por intensa mobilização contra o câncer de pele no Centro de Especialidades Médicas e Diagnóstico PAM Diamante (antigo Hospital PAM Diamante), que tem como diretor-geral o renomado médico Phil Camarão.

Batizada de Dezembro Laranja, a campanha de conscientização é promovida pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), e terá vasta programação na próxima semana.

Nos dias 11, 12 e 13 (segunda, terça e quarta-feira), especialistas vão proferir palestras que abordarão os efeitos da exposição solar de quem trabalha no ambiente externo e sem proteção, prevenção de câncer de pele em crianças e idosos e a relação entre câncer de pele e envelhecimento.

Abertura

A palestra de abertura será proferida na segunda-feira,11, às 8h, pela médica dermatologista Fernanda Nina, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia no Maranhão (SBDMA). A especialista discorrerá sobre o tema “Exposição Solar Ocupacional”, condição comum a milhões de trabalhadores que cumprem sua jornada sob sol forte e, muitas vezes, sem a devida proteção. na palestra, a médica dará orientações sobre como proteger dos raios ultravioleta e tirará dúvidas do público.

Terça-feira, dia 12, o palestrante será o dermatologista Marcello Victtor Borges Vaz, do Instituto de Dermatologia Inteligente. O especialista abordará o tema “Prevenção de Câncer de Pele em Crianças e idosos”. As duas faixas etárias estão suscetíveis á doença. A primeira por causa das longas horas de brincadeira ao ar livre, inclusive em horários em que a exposição ao sol representa risco à saúde. A segunda por fatores típicos da idade avançada.

Quarta-feira, terceiro e último dia da programação de palestras, o dermatologista Eduardo Lago, médico especialista e titulado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e proprietário da Dermacare Clínica de Dermatologia, falará sobre “Câncer Cutâneo e Envelhecimento”, tema de extrema importância, de grande valia para quem busca orientações sobre como se prevenir da doença na terceira idade.

Altamente qualificada, a equipe organizadora da campanha faz uma recomendação sobre o uso do protetor solar, que não deve ser aplicado apenas nos dias de calor, mas sim, todos os dias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.