Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
OS ADVOGADOS Daniel Blume e Guto Guterres (sentados) com o CEO da consultoria Bureau Compliance Alexandre Fragoso (em pé), que promove curso inédito sobre Compliance em São Luís
OS ADVOGADOS Daniel Blume e Guto Guterres (sentados) com o CEO da consultoria Bureau Compliance Alexandre Fragoso (em pé), que promove curso inédito sobre Compliance em São Luís
O Superintendente do IPHAN no Maranhão, Mauricio Itapary e a presidente nacional do IPHAN, Kátia Bogéa, assinaram a Ordem de Serviço do início das obras da Praça Iara Mão d´Água (acima) e fizeram a entrega da obra de restauração do Teatro Arthur Azevedo (embaixo), em ato que contou com a presença do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior
O Superintendente do IPHAN no Maranhão, Mauricio Itapary e a presidente nacional do IPHAN, Kátia Bogéa, assinaram a Ordem de Serviço do início das obras da Praça Iara Mão d´Água (acima) e fizeram a entrega da obra de restauração do Teatro Arthur Azevedo (embaixo), em ato que contou com a presença do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior
a entrega da obra de restauração do Teatro Arthur Azevedo (embaixo), em ato que contou com a presença do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior
a entrega da obra de restauração do Teatro Arthur Azevedo (embaixo), em ato que contou com a presença do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior

Ensinando a combater a corrupção
Segundo pesquisas internacionais, o Brasil é um dos países mais corruptos do mundo, e ocupa o 79º lugar do ranking de maior corrupção, num total de 176 países.
E já que neste sábado é o Dia Internacional do Combate à Corrupção, a coluna registra a chegada ao Maranhão do Bureau Compliance, consultoria comandada pelo advogado criminalista Alexandre Fragoso, que é membro da Comissão de Compliance e Anticorrupção da OAB / Barra (RJ).
A proposta da consultoria é oferecer treinamentos, palestras e desenvolver projetos voltados para a disseminação de programas de integridade e compliance empresarial, governamental e institucional.
Por Compliance, entende-se o conjunto de disciplinas para fazer cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas para que a organização, seja ela pública, privada ou uma ONG possa ter um posicionamento íntegro em
sua totalidade.
O “Curso Básico de Compliance”, que Alexandre Fragoso vai ministrar nos dias 15 e 16 de dezembro, no Auditório do Centro Empresarial Executive Lake, no Renascença I é voltado para advogados, estudantes de direito e contabilidade, profissionais liberais, gestores financeiros, contadores, agentes públicos e empresários em geral.

Teatro reabre hoje
O grande acontecimento cultural da noite de hoje é a reabertura do Teatro Arthur Azevedo, após um ano reformas.
Coube ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) a responsabilidade pela fiscalização da obra que faz parte do Programa Aceleração do Crescimento Cidades Históricas.
O Superintendente do IPHAN no Maranhão é o jovem e competente técnico Mauricio Itapary que, ontem, juntamente com a presidente nacional do IPHAN, Kátia Bogéa, fez a entrega da obra, em ato que contou com a presença do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior.

Teatro e João do Vale
A reabertura do Teatro Arthur Azevedo, com uma solenidade especial só para convidados, terá como ponto alto a apresentação do musical em homenagem ao cantor e compositor João do Vale, que recebeu sua última homenagem em vida durante uma festa monumental realizada por esta coluna e que contou com a presença das cantoras Maria Bethânia e Alcione, mais Violeta Arraes e Leda Nagle, entre outros.
O espetáculo é dirigido pelo carioca Vinicius Arneiro, que escolheu o ator Vicente Melo para viver o homenageado no palco.

Teatro e exposição
Na reabertura do TAA, esta noite, será apresentada uma exposição alusiva aos 200 anos do teatro, que ocupará diversos espaços, proporcionando um tour pela casa reformada.
Durante a exposição, será lançado o livro “Teatro Arthur Azevedo: 200 Anos”, com textos escritos por personalidades maranhenses e nacionais, ex-diretores e funcionários, artistas, políticos e historiadores, além de engenheiros, professores de teatro e cantores.
No foyer, será lançada a coleção “Teatro”, da joalheria Rosa Rio, inspirada no bicentenário do belo monumento histórico.

Com medo
Passageiros temerosos sugerem que seja instalado um placar nos aeroportos, informando se há envolvidos em processos da Operação Lava-Jato entre os que vão embarcar
m cada avião.
Querem ter a chance de desistir.
O recente episódio em que o senador Romero Jucá foi criticado durante um voo forçou a comandante a intervir, porque o risco de agressões se tornou iminente, pondo em risco a segurança.
Aliás, se a passageira almejada conquistar seus quinze minutos de fama, só conseguiu passar a imagem de uma mulher exibicionista e sem a menor categoria.

Jogos, drogas e tudo mais
Tome nota: geração de empregos e de impostos. Esses dois argumentos estão na base da defesa da liberação dos jogos e da maconha no Brasil. São corretos, verdadeiros e lógicos. Mas estão sendo mal usados. Fazem parte de um pensamento mágico, associado a uma lógica ultrapassada. Empreender no Brasil é um ato de heroísmo. Burocracia, corrupção, ineficiência, cartelizações, impostos. Essas são questões que cassinos e maconha não resolverão. Muito pelo contrário.

TRIVIAL VARIADO

Maria Fernanda e Felipe Saldanha Braga Santos e sua mãe Cinthya Saldanha Santos, que abriram no Conjunto Nacional, em Brasília, uma bela loja da Mr. Cat. Ontem, eles comandaram no Sallva, a festa de lançamento da Coleção Cápsula by Fernanda Paes Leme.

Maranhenses que usam sites de compra online têm encontrado uma dificuldade extra na hora de fechar negócio. Vendedores e empresas de fora do Estado estariam se recusado a enviar mercadorias para o MA. Motivo: o alto índice de perdas e furtos de produtos.

Nem político, nem ativista, nem artista. A personalidade do ano eleita pela Time é a campanha contra assédio sexual. A revista americana traz na primeira página cinco mulheres que denunciaram abusos.

DE RELANCE

Espera-se uma reação
Com a decisão de baixar a taxa de juros para 7%, foi atingido o menor nível desde o início da série histórica do Banco Central em 1986. Com isso, a Economia deverá dar uma respirada. Ainda que os juros dos cartões de crédito e dos cheques especiais continuem nas alturas, para alegria dos banqueiros. Que só lucram explorando todos nós.

Com time novo
A cada começo de ano eleitoral, vários ministros deixam o cargo para concorrer e os partidos impõem substitutos desconhecidos. Quando o presidente Michel Temer fizer a primeira reunião, talvez não saiba o nome de todos e se socorra do bom e velho cartão de visitas. Assim deverá acontecer também com o governo do
Estado, no Palácio dos Leões.

Novo Refis do Simples
Com apoio do presidente Michel Temer, que liberou a base do governo, a Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que cria um programa de parcelamento de dívidas do Simples, regime tributário voltado para as micro e pequenas empresas. A proposta tem as mesmas regras do Refis para as médias e grandes empresas, aprovado em outubro pelo Congresso.

Novo Refis do Simples 2
O Refis do Simples exigirá o pagamento de um “sinal” de 5% do total da dívida consolidada, que pode ser parcelado em cinco meses. Quem optar por pagar à vista terá desconto de 90% nos juros e 70% nas multas. O parcelamento em 145 vezes abaterá 80% dos juros e 50% das multas.
Quitar a dívida em 175 meses reduzirá os juros em 50% e as multas em 25%.

Uma decisão e uma pergunta
O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, quarta-feira, a medida provisória que inclui games produzidos de forma independente e os clipes musicais entre os potenciais beneficiários dos Fundos de Financiamento da Indústria Cinematográfica Nacional. Muito bem. Quando será aprovada a tão adiada reforma tributária que incentivará a produção e a geração de empregos?

Distorção costumeira
As agências reguladoras foram criadas, a partir de 1997, para fiscalizar a prestação de serviços públicos praticados pela iniciativa privada. O governo adotou o modelo consagrado em outros países e tido como o mais moderno para conciliar a administração de setores de infraestrutura. Desandou, porém, com o apadrinhamento na escolha dos conselheiros. Hoje, a tarefa de definir investimentos e fixar tarifas está comprometida, porque se assemelha às escolhas nos ministérios e nas empresas estatais. Há loteamento incontrolável entre grupos e partidos.

Epidemia da ansiedade
Além da quantidade de pacientes que chegam aos hospitais, vítimas de acidentes causados por motoristas bêbados, há outra mistura trágica: telefone celular e direção de veículo. Além de atenderem ligações, muitos não resistem a dar uma olhadinha na mensagem recém chegada. Provocam acidentes em segundos, ferindo ou matando outras pessoas.

Para escrever na pedra:
“Eu não creio na sua ressurreição, mas não ocultarei a emoção que sinto diante de Cristo e dos seus ensinamentos. Perante Ele e a sua história
não experimento senão respeito e reverência”. De Albert Camus – escritor, romancista, ensaísta, dramaturgo e filósofo francês nascido na Argélia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.