Editorial

O viajante em novo perfil

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34

Esse novo mundo que surgiu com a internet, as redes sociais e os aplicativos são realmente um imenso celeiro a ser explorado. E, hoje, o cidadão escolhe os meios virtuais para a resolução de muitos problemas do dia a dia. Desde as transações bancárias, incluindo o pagamento de contas até o pedido de uma pizza, passando até pelas necessidades específicas de um grupo de mães, por exemplo.

E não há como negar que os brasileiros são apaixonados pelas redes sociais. Nós somos os principais usuários de redes sociais da América Latina, seguido por México e Argentina. Em 2016, mais de 93 milhões de brasileiros usaram as redes para ler notícias, conversar com amigos e trocar informações.

Só que, atualmente, o cidadão faz muito mais com essas ferramentas nas mãos. Inclusive, planejamento do que fazer no futuro, durante as férias ou em uma viagem em família.

Um estudo conduzido pela empresa Amadeus que traçou o perfil do viajante latino-americano mostra que 48% dos brasileiros também usam as redes sociais para planejar suas viagens, acima dos 43% que o fazem na América Latina. Entre os que as utilizam durante todo o processo da viagem (pré, durante e pós), a preferência é pelo Facebook, com 87% de adoção, seguido pelo Whatsapp, com 85%, e Instagram com 52%.

E olha que esses dados podem ser uma mão na roda para as autoridades da área do turismo, pois podem ajudar a traçar os interesses do visitante, formatando um perfil, o que torna mas fácil a atração desse turista.

Os números da pesquisa são o reflexo das mudanças que a internet trouxe para o turismo. Os viajantes, acompanhados de novas tendências, hábitos e comportamento de compra, estão remodelando o sistema global de viagens. Eles trazem novos desafios para a indústria, mas também oportunidade e mercado.

Um detalhe: o smartphone é o principal meio utilizado pelos viajantes brasileiros antes, durante e depois das viagens: 84% dos respondentes usam o smartphone para auxiliá-lo durante a viagem, por meio da consulta do clima, para escolha de atividades e restaurantes no destino, para consultar o internet banking, etc. Entre as funções oferecidas pelos smartphones, o serviço de mensagem é o mais utilizado, sendo aproveitado por 73% dos usuários. O uso de redes sociais também conta como uma parcela significativa do tempo gasto nos celulares: 62% dos viajantes utilizam o aparelho para compartilhar suas experiências nas redes sociais.

O levantamento mostra, ainda, que cerca de 70% dos brasileiros são considerados viajantes “Buscadores de Capital Social”. O termo classifica aqueles viajantes que consideram a viagem uma experiência pessoal de alta qualidade e que buscam as mais diversas alternativas para atender seus desejos. Além de usarem as mídias sociais para pesquisas, esses viajantes também compartilham suas experiências.

Todos esses novos perfis de viajantes, acompanhados de novas tendências, hábitos e comportamento de compra, vão remodelar o sistema global de viagens e trazer novos desafios para a indústria, que se tornará cada vez mais complexa e interligada. E o Maranhão, com tanto potencial, pode tirar muito proveito desses dados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.