Homenagens

Missa campal conclui Festejo de Nossa Senhora da Conceição

Missa será realizada na Praça Maria Aragão, a partir de 17h30, com romaria ao santuário

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34

Fé e devoção. Esses sentimentos marcaram os 30 dias de Festejo de Nossa Senhora da Conceição, que se encerra hoje, em São Luís. A comunidade católica da capital estará com as atenções voltadas para a programação que começará às 5h e vai até as 20h.

Durante o dia de hoje, várias atividades serão desenvolvidas, com a tradicional Alvorada da Conceição, seguida da primeira missa do dia, às 6h, próximo ao Santuário do Monte Castelo.

Durante o dia, de duas em duas horas, serão realizadas missas no santuário, mesmo quando as atividades estiverem acontecendo alusivas ao festejo em outras partes da cidade. Segundo a organização, essa é uma maneira de fazer com que os fiéis, que não podem ir a grandes distâncias ou não possam estar na grande multidão, sintam-se à vontade em espaços menores.

O festejo se encerra com a tradicional romaria dos fiéis até o santuário, após a missa campal na Praça Maria Aragão, que começa às 17h30. A estimativa é de que 100 mil pessoas participem desse momento de fé e devoção. Na romaria é esperado que 10 mil fiéis participem.

Um dos participantes dessa festa será a jovem Rafaella Azevedo, de 19 anos, que deve graças à santa. “Eu pedi, há mais ou menos 5 anos, que Nossa Senhora ajudasse meu tio a sair do mundo das drogas. A família nunca desistiu dele e, hoje, ele é uma outra pessoa. Devo isso à santa e participo todos os anos dos festejos, junto com minha família”, relatou.

Outra a participar é a aposentada Mércia Rocha, de 71 anos, que diz que nunca pediu nada à santa, mas é devota. “Nunca precisei fazer nenhum grande pedido à Nossa Senhora. Entretanto, sou muito grata pelas graças que ela me dá e estarei participando ativamente como nos outros anos”, enfatizou.

O festejo
Realizado há mais de 200 anos, o festejo é proposto pelo Santuário Nossa Senhora da Conceição, no bairro Monte Castelo, com o objetivo de renovação de fé e devoção dos fiéis por meio da tradicional festa religiosa.

Ao longo desse período, o festejo passou por várias mudanças. Uma delas foi a alteração de “Igreja da Conceição” para “Santuário da Conceição”, ocorrida em 8 de dezembro de 2004.

O estilo do festejo também foi alterado. Ele passou a ser de 100% em cunho religioso, com duração de 30 dias, onde os missionários vinculados ao Santuário visitam as famílias do bairro, assim como ocorrem visitas aos órgãos público, paróquias e hospitais.

Este ano, a organização faz um levantamento de que mais de 400 mil pessoas tenham participado das atividades alusivas ao festejo durante os 30 dias.

O Estado entrou em contato com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) da capital, para saber se haverá alterações no transito durante a romaria mas, até a conclusão desta edição, não obteve retorno.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.