Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
O NATAL LUZ de Gramado tem atraído gente de todo o Brasil e de países da América Latina que saem de lá deslumbrado com o espetáculo de efeitos especiais. Que o diga Rosário e Fernando Albuquerque, que estiveram por lá com o filho Rafael
O NATAL LUZ de Gramado tem atraído gente de todo o Brasil e de países da América Latina que saem de lá deslumbrado com o espetáculo de efeitos especiais. Que o diga Rosário e Fernando Albuquerque, que estiveram por lá com o filho Rafael
O EX-REITOR DA UFMA, Natalino Salgado, fez parte da comissão de honra que conduziu o novo membro da Academia Nacional de Medicina, Rui Monteiro de Barros Maciel, em solenidade que reuniu nomes consagrados da medicina do país, no Rio.O doutor Rui Maciel é professor titular da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP e assumiu a cadeira 49, cujo patrono é EnjolrasVampré, pai da neurologia paulista.Nos salões nobres da Academia, o professor Natalino (último a direita) aparece ao lado do casal Rui Maciel e dos também acadêmicos Paulo Hoff, Eliete Bouskela
O EX-REITOR DA UFMA, Natalino Salgado, fez parte da comissão de honra que conduziu o novo membro da Academia Nacional de Medicina, Rui Monteiro de Barros Maciel, em solenidade que reuniu nomes consagrados da medicina do país, no Rio.O doutor Rui Maciel é professor titular da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP e assumiu a cadeira 49, cujo patrono é EnjolrasVampré, pai da neurologia paulista.Nos salões nobres da Academia, o professor Natalino (último a direita) aparece ao lado do casal Rui Maciel e dos também acadêmicos Paulo Hoff, Eliete Bouskela

Musical no Teatro
Muita gente está na expectativa para a reabertura do Teatro Arthur Azevedo, amanhã à noite, com solenidade especial para convidados.
O ponto alto será a apresentação do espetáculo em homenagem ao cantor e compositor João do Vale, dirigido pelo carioca Vinicius Arneiro.
O elenco está na concentração. O ator que vai viver o homenageado chama-se Vicente Melo.

Musical no Teatro 2
Além do espetáculo, será apresentada uma exposição alusiva aos 200 anos do teatro, que ocupará diversos espaços, proporcionando um tour pela casa reformada.
Durante a exposição, será lançado o livro “Teatro Arthur Azevedo: 200 Anos”, com textos escritos por personalidades maranhenses e nacionais, ex-diretores e funcionários, artistas, políticos e historiadores, além de engenheiros, professores de teatro e cantores.
No foyer, será lançada a coleção “Teatro”, da joalheria Rosa Rio, inspirada no bicentenário do monumento histórico.

Museu da Língua Portuguesa
Foi finalizada a restauração das fachadas da Estação da Luz, na região central da capital paulista, danificadas em um incêndio em dezembro de 2015.
O fogo destruiu o Museu da Língua Portuguesa, que funcionava no prédio inaugurado no início do século 20.
Também voltou a funcionar o relógio da torre principal do edifício.
Os trabalhos de restauração serão focados a partir de agora na reconstrução do museu. Mesmo as partes que não foram atingidas pelas chamas serão reformadas.

Nova composição
O presidente eleito do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos, e o corregedor-geral da Justiça eleito, desembargador Marcelo Carvalho Silva, anunciaram ontem a nova composição das diretorias dos órgãos para o biênio 2018-2019.
A nova mesa diretora do Judiciário maranhense, que inclui ainda o desembargador Lourival de Jesus Serejo no cargo de vice-presidente do TJMA, tomará posse no próximo dia 15, em solenidade na Sala das Sessões Plenárias do Tribunal de Justiça.

Seminário na sede da Fecomércio
O presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão e Doutor em Direito pela Universidade Autônoma de Lisboa, Des. James Magno Araújo Farias, será um dos palestrantes do Seminário Por Dentro da Reforma Trabalhista, promovido pelo Sistema Fecomércio no Maranhão, nos dias 13 e 14 de dezembro. O evento, que contará também com a palestra do Doutor em Direito Internacional pela USP e Presidente Honorário da Academia Brasileira de Direito do Trabalho, Des.Georgenor de Sousa Franco Filho, acontecerá das 16h às 20h, no Condomínio Fecomércio/Sesc/Senac, na Avenida dos Holandeses.

TRIVIAL VARIADO

O diretor geral da FACAM (Faculdade do Maranhão), César Bandeira, recebe hoje uma das homenagens que considera das mais significativas de sua vida: o título de Cidadão de Vitorino Freire, cidade onde cresceu e de onde saiu para conquistar o mundo.

Murilo Albuquerque desembarca hoje na cidade especialmente para participar da confraternização de fim de ano que sua irmã Ana Lúcia e seu cunhado Amaro Santana Leite realizam sábado que vem no Rio Poty Hotel.

No assunto: estão sendo esperados também os dois filhos do anfitrião, Alan Leite (e Taís) e Alex Leite (e Natália Dunk), o comandante Luiz Augusto Freitas e Graça (ele já foi Capitão dos Portos do Maranhão).

O maior valor do orçamento federal em 2017 é do Ministério da Saúde e atinge 125 bilhões e 300 milhões de reais. Mesmo assim, não resolve. Comparando, o governo federal pagou, desde 1º de janeiro deste ano, 377 bilhões e 860 milhões de reais na forma de juros para rolar sua dívida.

Não será no Golden Shopping, como chegamos a anunciar, mas sim no Shopping Rio Anil a loja conceito que a rede de calçados fastfashion Studio Z inaugura hoje em São Luís, com 30% de desconto para clientes Calcard.

Lances recentes da sucessão: Marina Silva comunicou à direção da Rede a decisão de concorrer ao Planalto. O líder sem-teto Guilherme Boulos foi recebido em evento do PSOL como virtual presidenciável. Com esses dois, sobe para cinco o número de candidatos no campo de centro-esquerda. Já estavam lançados Luiz Inácio Lula da Silva, Manuela d’Ávila e Ciro Gomes.

Esta coluna manifesta imenso pesar pelo brutal assassinato do ex-prefeito da cidade de Barra do Corda,Manoel Mariano de Souza (Nenzim), pai do deputado estadual Rigo Teles e uma grande liderança daquela região.

DE RELANCE

Palestra de Cidinho
O professor Cidinho Marques vai proferir, no próximo dia 13 de dezembro, no auditório do Lagoa Corporate,às 19h30, a palestra intitulada “O Panorama do Coaching no Brasil”. O evento é gratuito, mas tem vagas limitadas. As palestras de Cidinho dispensam comentários. São sempre enriquecedoras.

Branco na virada
O branco deve reinar neste fim de ano. Como sempre, a cor que representa a paz já começa a se sobressair nas vitrines das lojas de todo o Brasil. Em São Luís, claro, grifes como La Vertu, dos empresários Laysa, Laércio e Lázaro Feitosa, exibem peças exclusivas para a virada de ano e as mais diversas ocasiões. E só o que se vai ver na festa da virada e nas confraternizações.

Na Casa Barrica
A Casa Barrica, situada no Largo do Caroçudo, no coração da Madre Deus, vai realizar a festa “A Fuzarca dos Blocos”, dia 16 de dezembro, às 18h, com a participação da banda do Jegue Folia, Bicho Terra e Os Feras. Será o aquecimento para a temporada de Carnaval, que começa com força total após as festas de fim de ano.

Para socializar
Animais presos são tristes. Vidas não podem ser tratadas como produtos em gôndolas. É por isso que as lojas especializadas em pets têm agora espaços esterilizados para pessoas e animais brincarem. Em São Luís, isto é possível na Petland da Avenida dos Holandeses, que está 24 horas por dia ligada em bem-estar animal. A loja tem essa área de socialização. Dessa maneira, os bichinhos ficam felizes e saudáveis.

Festival de Contrabaixo
São Luís sediará, entre os dias 13 e 16 de dezembro, a sétima edição do Festival Internacional de Contrabaixo. O evento reunirá baixistas de todo o Brasil e grandes mestres do contrabaixo mundial. A programação incluirá pocket shows, master classes e shows noturnos ao longo da programação. Entre as atrações já confirmadas: Michael Pipoquinha (Fortaleza), Dominique Di Piazza (França), Celso Pixinga (São Paulo), Ricardinho Paraíso (Recife), America Paz (Chile) e Junior Braguinha (São Paulo).

Promoção inédita
A Oi lança promoção inédita no mercado que oferece benefício para clientes que baixarem o aplicativo do seu serviço de autoatendimento. A companhia está oferecendo 1GB de internet móvel, com validade de sete dias, para clientes dos seus planos Oi Livre (pré) e Oi Mais Controle (controle) que realizarem o download ou a atualização da última versão do app Minha Oi.

Matheus na Casa das Dunas
Hoje, véspera de feriado, tem festa animada para a juventude descolada que marcará presença na Casa das Dunas. A casa sediará a balada Unibeer e receberá o cantor Matheus Fernandes na noite desta quinta-feira, além da banda Levada do Teco e do cantor Bruno Shinoda. O espaço da Avenida Litorânea, aliás, está preparando uma agenda imperdível para 2018.

O vinho e as lágrimas
As “lágrimas” do vinho: quando observamos uma taça de vinho à qual acabamos de imprimir um movimento circular, chamam a atenção os filetes que escorrem indefinidamente pela taça. Uma película líquida sobe pela parede da taça, vários centímetros acima da superfície do vinho, e começa a formar gotas que vão descendo em colunas irregulares. Esses filetes são chamados de Lágrimas: diz-se que o vinho está chorando. Também são chamados de pernas, arcos, abóbadas ou arcadas. Aprecie e saiba um pouco mais na degustação da Caves Gourmet que acontece hoje às 19h.

Para escrever na pedra:
“Tristes tempos os nossos, em que é mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito”. De Albert Einstein.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.