Karatê

Maranhense ganha medalha ouro no Mundial de karatê, na Itália

Mateus Lima Dourado foi campeão com a Seleção Brasileira no Kumite de lutas por equipes no Campeonato Mundial da modalidade de karatê Dô Tradicional, disputado na cidade de Montecatini Terme, região toscana italiana

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
Maranhense Mateus Lima Dourado comemora título mundial
Maranhense Mateus Lima Dourado comemora título mundial (MARANHENSE KARATE )

SÃO LUÍS – O Maranhão foi destaque na Seleção Brasileira no Campeonato Mundial da modalidade de karatê Dô Tradicional e no II World Karatê Champions UWK, competições disputadas de 30 de novembro a 03 deste mês, na cidade de Montecatini Terme, que fica na região toscana da Itália. O maranhense Mateus Lima Dourado foi campeão no Kumite, em lutas por equipes. Na equipe nacional esteve presente a atleta do estado Magnadele Pinheiro Nogueira.

Em duas competições que, ao todo, reuniram mais de mil atletas de 30 países, Mateus Lima Dourado se destacou na Seleção Brasileira adulta. Ele levou o ouro no kumite (luta) por equipes. As seleções da Polônia e Romênia ficaram em segundo e terceiro lugar respectivamente na modalidade.

Os dois atletas maranhense que foram para a competição mundial fazem parte da Federação Maranhense de Karatê Dô Tradicional (FEMAKT). Eles desembarcaram em São Luís no início da tarde de ontem.

“Essa é a primeira vez que um atleta desta modalidade aqui do estado ganha um título mundial, o que é motivo de grande alegria para toda a federação, que há 28 anos representa esta arte marcial em nosso estado”, comentou o presidente da FEMAKT, Márcio Bastos.

Participaram da Seleção Brasileira atleta do Paraná, Ceará, Paraná, Mato Grosso, Maranhão Bahia e São Paulo.

Saiba mais

O Karatê tem suas raízes na "Tode" - um sistema de autodefesa sem armas desenvolvido em Okinawa, influenciado pelas artes marciais chinesas, que tem mais de dois mil anos de história. No Japão, foi estabelecido como parte do sistema "Budo" (artes marciais japonesas); o "Karatê Tradicional", portanto, é um termo geral para o Karatê que segue os princípios de Budo.

O órgão internacional que representa o Karatê Tradicional é a Federação Internacional de Karatê Tradicional (ITKF). Ele é composto pela federação nacional de Karatê Tradicional de cada país membro. Cada integrante da federação nacional é um órgão de Karatê Tradicional em seu respectivo país. Em todo o mundo, os membros da ITKF praticam muitos "estilos" diferentes de Karatê (como Shotokan e Goju-ryu, por exemplo).

Esses "estilos" são comparáveis a escolas ou academias, e têm seus próprios sistemas de treinamento exclusivos, desenvolvidos por mestres de Karatê durante muitos séculos.

FRASE – “Essa é a primeira vez que um atleta desta modalidade aqui do estado ganha um título mundial, o que é motivo de grande alegria para toda a federação, que há 28 anos representa esta arte marcial em nosso estado”, Márcio Bastos, presidente da FEMAKT

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.