Antirrábica

Itaqui-Bacanga recebe última etapa da campanha de vacinação animal

A vacinação de casa em casa é a estratégia utilizada pela Prefeitura para atingir o maior número de imunizações e tem surtido resultados

OESTADOMA.COM / com informação da Prefeitura

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
As equipes estarão em mais oito bairros da área nesta fase final da imunização.
As equipes estarão em mais oito bairros da área nesta fase final da imunização. (vacinação)

SÃO LUÍS - Encerra neste fim de semana a campanha de vacinação antirrábica, realizada pela Prefeitura de São Luís, que nesta etapa cobre a área Itaqui-Bacanga. Com a vacinação, o poder público municipal atingirá a meta de 160 mil animais vacinados, mantendo a cidade livre da raiva animal. As equipes estarão em mais oito bairros da área nesta fase final da imunização.

"Embora esteja sob controle no município, a Semus tem investido na prevenção e controle da doença que acomete os mamíferos e através deste pode atingir o homem", alerta o secretário municipal de Saúde (Semus), Lula Fylho. O gestor reforça ainda que a vacinação é uma das principais ações de controle da raiva animal e a Prefeitura segue monitorando e promovendo as campanhas para manter o controle da doença.

A vacinação de casa em casa é a estratégia utilizada pela Prefeitura para atingir o maior número de imunizações e tem surtido os resultados esperados, pontua o coordenador da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), órgão da Semus, João Batista Pires.

Ele alerta aos riscos do vírus para a saúde de humanos e animais. "Pela saliva, mordedura ou lambida o animal pode transmitir ao homem. Por isso, é importante que os donos estejam atentos à passagem das equipes nos bairros e vacinem seus cães e gatos", reforça.

Nesta sexta-feira (8) serão vacinados animais dos bairros da Vila Nova, São Raimundo, Vila Embratel, Piancó, Vila Ariri, Fumacê, Alto da Esperança, Mauro Fecury I e Ilha da Paz. Podem ser vacinados contra a doença, animais com idade a partir de três meses. Há restrições para cães ou gatos que estiverem com quadro de enfermidade ou no último mês de gestação.

A vacinação será às sextas-feiras, das 13h e 17h; e sábados, das 7h às 14h, gratuitamente. A campanha de vacinação antirrábica animal foi iniciada no mês de outubro, pela região do Centro da cidade. Em média, cada etapa da campanha cobriu pelo menos 30 bairros e incluiu o trabalho de mais de 250 agentes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.