Saúde pública

Doenças respiratórias afetam mais as crianças neste período do ano

Mudança climática - transição entre a estiagem e a estação chuvosa -, queimadas, poeira e poluição são os principais fatores que causam esses problemas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
Crianças com problemas respiratórios recebem atendimento no Hospital da Criança, em São Luís
Crianças com problemas respiratórios recebem atendimento no Hospital da Criança, em São Luís (doenças)

Insuficiência respiratória moderada, insuficiência respiratória leve, bronquiolite, crise asmática e pneumonia. Essas cinco doenças respiratórias lideram o ranking dos problemas de saúde que mais vêm afetando as crianças de São Luís neste período do ano, de transição entre a estiagem e a estação chuvosa. Os dados foram registrados pelo setor de emergência do Hospital Dr. Odorico Amaral de Matos (Hospital da Criança) de junho até o momento. Diarreia ocupa a sexta posição.

De acordo com a diretora clínica do Hospital da Criança, a pediatra Luciane Dualibe da Costa, as doenças respiratórias são causadas por diversos fatores, como, por exemplo, o clima deste período do ano. Um dos fatores que mais favorecem as doenças respiratórias é a mudança climática.

“As queimadas também influenciam muito, pois a fumaça causada pelo fogo é tóxica, e aqui no Maranhão temo uma grande incidência. Outro problema é a poeira e a poluição diária”, disse.

A pediatra também explicou como se prevenir desses tipos de doenças. “Para evitar esses tipos de males nas crianças, é essencial hidratá-las, lavar as mão antes de se alimentar, higiene doméstica e muito cuidado com o ventilador. O recomendado é higienizá-las diariamente”, ressaltou.

O Hospital da Criança de São Luís, realiza cerca de 4.300 mil atendimentos mensalmente, entre emergenciais e ambulatoriais.

SAIBA MAIS

Insuficiência respiratória: é a incapacidade de conseguir respirar sozinho, impossibilitando as trocas gasosas normais e causando o surgimento de sintomas como intensa falta de ar e cor azulada nos dedos ou rosto.

Bronquiolite: é uma infecção infantil comum, em que ocorre o inchaço e acúmulo de muco nos bronquíolos, que são passagens menores de ar presentes nos pulmões. A maioria dos casos é causada pelo vírus sincicial respiratório. Este é um vírus comum que costuma infectar crianças até os 2 anos, principalmente durante as estações frias do ano – com pico maior durante o inverno.

Crise asmática: é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas. O pulmão do asmático é diferente de um pulmão saudável, como se os brônquios dele fossem mais sensíveis e inflamados - reagindo ao menor sinal de irritação. Ninguém sabe exatamente o que provoca asma, uma vez que cada pessoa apresenta uma sensibilidade a gatilhos diferentes. Dessa forma, é importante entender o que causa seus ataques de asma e tentar reduzir a exposição a esses agentes ou buscar tratamentos mais adequados.

Pneumonia: é uma infecção que se instala nos pulmões (órgão duplo localizado um de cada lado da caixa torácica). Pode acometer a região dos alvéolos pulmonares onde desembocam as ramificações terminais dos brônquios e, às vezes, os interstícios (espaço entre um alvéolo e outro). Basicamente, pneumonias são provocadas pela penetração de um agente infeccioso ou irritante (bactérias, vírus, fungos e por reações alérgicas) no espaço alveolar, onde ocorre a troca gasosa. Esse local deve estar sempre muito limpo, livre de substâncias que possam impedir o contato do ar com o sangue.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.