Exposição

Viagem criativa em exposição de Babula Martins em São Luís

Artista plástica Babula Martins inaugura hoje, às 19h, na Galeria Trapiche, a exposição “Viagem”, onde expõe 30 trabalhos resultantes de suas visitas a áreas indígenas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34

As artes ganham destaque neste fim de ano. De hoje até o dia 8 de janeiro, por exemplo, a artista plástica Babula Martins assina a exposição “Viagem”, na Galeria Trapiche (Praia Grande). O público poderá apreciar pinturas que traduzem relatos de viagens pelas terras dos Tenharin, no Estado do Amazonas, e também Gavião, Guajajara, Awá-guajá, Kanela e Kaapor, no Maranhão. A mostra estreia às 19h, com visita guiada. A exposição poderá ser vista diariamente, das 9h às 19h.

“Vagem” reúne 30 trabalhos, conforme antecipou Babula Martins, cuja última exposição ocorreu em 2013, em Brasília (DF). Visões, cores, movimentos, silêncio e passagens por terras indígenas estão traduzidas nas pinturas em telas com suporte de papel de fibra de bananeira. “São telas recentes, mas tem algumas da minha última exposição inclusas. A ideia é não esquecer os sentimentos, as emoções das viagens por terras indígenas. Eu participei de um curso na Funai, em Brasília, que regulamenta o trabalho dentro das terras indígenas. O objetivo era estudar um decreto governamental que dá diretrizes para o acesso ao entorno de terras indígenas, tanto por indígenas quanto por não indígenas”, contou a artista falando sobre o processo de feitura das obras.

A partir desse curso, ela teve contato com povos indígenas da região do Cerrado brasileiro e se interessou em visitar algumas áreas. “Do aprendizado com essa convivência, surgiu a ideia das pinturas, e aí consegui traduzir o que chamo de relato de viagens, por meio da minha forma de expressão, que é pintar”, disse Babula Martins.

A exposição também é uma coletânea que inclui trabalhos premiados no Maranhão e nacionalmente, como telas da exposição “Ser Transparente”, de 2011, e os azulejos do Centro Histórico de São Luís, da exposição “Azulejos de Papel”, realizada em 2007 e 2008.

Artista

Babula é o nome artístico de Rosana Carvalhal Martins, artista plástica e produtora cultural. Aos 16 anos, ela ingressou no mundo do teatro, participando do grupo Gangorra, em São Luís. Em seguida, enveredou em atividades profissionalizantes no Rio de Janeiro, na Casa das Artes de Laranjeiras, onde estudou com consagrados artistas da dramaturgia nacional. No Rio de Janeiro, encantou-se com a arte de lapidar e especializou-se em ourivesaria. Criou peças em ouro, prata e cristais. Transferiu-se para Minas Gerais, onde aprimorou a técnica.

Depois, em Munique, na Alemanha, teve seu primeiro contato com a pintura. Inicialmente, pintava com aquarela em papel. Experimentou diferentes processos de criação, utilizando materiais, técnicas e conteúdos dos mais distintos em viagens pela Índia, Amsterdã, Munique, Berlin, Amazonas, Goiás (Alto Paraíso) e Brasília. Ministrou oficinas de arte na rua no projeto “Educarte - arte para a periferia”, em São Luís. De 2000 a 2003, implantou a oficina de reciclagem de papel com usuários da Psiquiatria no Hospital Nina Rodrigues, organizando várias exposições dos usuários. Em 2000, realizou a oficina de reciclagem de papel e educação ambiental no interior do Maranhão.

Serviço

O quê

Exposição “Viagem”

Quando

Abertura hoje, ás 19h, permanecendo em cartaz até o dia 8

Onde

Galeria Trapiche, em frente ao Terminal da Praia Grande, no Centro Histórico de São Luís

Entrada franca

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.