Renegados

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34

A decisão do governador Flávio Dino (PCdoB), de apoio à candidatura do deputado federal Weverton Rocha (PDT) ao Senado - e o iminente apoio também ao deputado José Reinaldo Tavares (PSB) -, jogou para escanteio não apenas o deputado federal Waldir Maranhão, como também sua colega Eliziane Gama (PPS).
Tanto Eliziane quanto Waldir assediavam Flávio Dino pelo apoio às suas candidaturas. Maranhão dizia ter o compromisso de Lula e do PT para viabilizá-lo. Eliziane conseguiu até o apoio oficial de sua igreja, a Assembleia de Deus. Dino, no entanto, sucumbiu à pressão nacional do DEM e do PDT e acabou por usar o pragmatismo, escolhendo Weverton e Tavares, garantindo, assim, tempo suficiente na propaganda eleitoral.
Para Eliziane Gama e Waldir Maranhão resta agora apenas um caminho: mostrar que estão mesmo dispostos a concorrer ao Senado e buscar aliança com outros candidatos a senador. E há muitas chapas fortes, como a do senador Roberto Rocha (PSDB), a da ex-prefeita Maura Jorge (PODE) e a do deputado estadual Eduardo Braide (PMN).
Mas é pouco provável que tanto Eliziane Gama quanto Waldir Maranhão estejam mesmo falando sério quando dizem querer disputar o Senado. Para ambos, a pressão tem o objetivo - dizem analistas - apenas de receber de Dino garantias para suas reeleições à Câmara Federal. Caso contrário, teriam eles se manifestado desde sexta-feira, quando saiu o primeiro anúncio. Mas preferiram o silêncio até agora.

Negativa
A Justiça Federal negou pedido da Polícia Federal para investigar o governo Flávio Dino (PCdoB).
A PF queria estender as investigações da Operação Pegadores a outros setores do governo comunista.
A Pegadores descobriu que foram desviados R$ 18 milhões da Saúde, mas acha que esse montante pode ser bem maior.

Prisões
Na semana passada, a Justiça determinou a soltura da pedetista Rosângela Curado, tida como uma das cabeças da organização criminosa que lesou a saúde.
Mas manteve preso Mariano de Castro, outro que é apontado pela Polícia Federal como cabeça do crime.
Todos os processos referentes à Operação Pegadores caem, automaticamente para julgamento do desembargador federal Ney Bello Filho, que é o prevento neste caso.

Modus operandi
Bastou estourar o escândalo da Operação Pegadores para Flávio Dino usar o seu já folclórico tripé de defesa: desqualificação da denúncia, culpa aos adversários e pesquisa de opinião.
A desqualificação da denúncia e a culpa aos adversários ele vem fazendo desde o início da ação da Polícia Federal.
A divulgação da pesquisa - sempre por parte da Exata - ele completou no fim de semana, com números estratosféricos a seu favor, obviamente.

A fórceps
Não foi assim amistosamente, como quer deixar passar, a decisão do governador Flávio Dino de apoiar a candidatura do deputado federal Weverton Rocha (PDT) ao Senado.
Foi preciso que o presidente nacional da legenda, Carlos Lupi, ameaçasse - de corpo presente - vetar a coligação do PDT com o PCdoB.
Da mesma forma, com pressão do comando nacional do DEM, o comunista deve anunciar por estes dias apoio também a José Reinaldo Tavares (ainda no PSB).

Corrupção
O deputado federal Hildo Rocha (PMDB) garante: o setor de infraestrutura é um foco de corrupção ainda maior que o da Saúde no governo Flávio Dino.
Segundo ele, há superfaturamento de estradas, de asfaltamento e até na construção de praças no interior maranhense.
Para Rocha, a Sinfra pode tornar a corrupção comunista no Maranhão em algo estratosférico.

Propaganda
Chamou a atenção do Ministério das Comunicações a repentina abertura do governo comunista do Maranhão a linhas de apoio às rádios comunitárias.
Essas emissoras, mantidas por associações vinculadas ideológica e politicamente a Flávio Dino, foram usadas à exaustão na propaganda comunista de 2014.
E agora podem acabar recebendo dinheiro público para fazer a mesma coisa em 2018.

DE OLHO

R$ 150 mil Foi quanto a cantora comunista Leci Brandão já recebeu do governo Flávio Dino, que quer agora acabar com investimentos na cultura maranhense.

E MAIS

• Roberto Rocha, Maura Jorge e Eduardo Braide ainda se movimentam para viabilizar uma chapa consistente de candidatos a senador.

• O secretário Márcio Jerry tem tirado bases eleitorais importantes de deputados federais e estaduais pelo interior maranhense.

• O deputado Fábio Macedo iniciou uma disputa interna com o atual vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.