Assembleia

"Projeto de Flávio Dino é uma afronta à cultura do Maranhão", declara Adriano

Proposta do governo prevê fim de garantia de investimentos de recursos públicos em grupos e manifestações populares e independentes de folclore

Gilberto Léda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
(Adriano)

O deputado estadual Adriano Sarney (PV) fez ontem um alerta na Assembleia Legislativa para o que ele considerou “um golpe contra a cultura do Maranhão”.

O parlamentar criticou a apresentação do Projeto de Lei nº 114/2017, de autoria do governo Flávio Dino (PCdoB), que, se aprovado, pode prejudicar o custeio e incentivo de importantes manifestações tradicionais como bumba-meu-boi, cacuriá e blocos carnavalescos, além de projetos de música, dança e teatro, entre outros.

"Isto é uma afronta à cultura do Maranhão. Com esse PL, o Governo quer revogar o parágrafo segundo do artigo sexto da Lei nº 8.912/2008, que trata do sistema de gestão e incentivo à cultura do Maranhão. Caso seja aprovado, o dispositivo vai facultar ao Executivo utilizar 100% dos recursos do Fundo Estadual de Cultura do Maranhão (FUNDECMA) em projetos culturais oriundos do poder público, desobrigando-o de aplicar uma parte em grupos e manifestações populares e independentes de folclore", explicou Adriano.

A proposta teve pedido de tramitação em regime urgência aprovado em plenário, com voto contrário de Adriano, na terça-feira, e já pode ser votado na sessão de hoje.

Discussão - De acordo com o deputado, a matéria deveria ser discutida de forma ampla, com todo o setor cultural do Maranhão e não tramitar em regime de urgência na Assembleia.

Ao comentar o assunto, Adriano lembrou que o governo vem utilizando recursos públicos para pagar apresentações de cantores e artistas de outros estados, como é o caso da cantora Leci Bradão, deputada estadual pelo PCdoB de São Paulo, que se apresentará pela segunda vez no Réveillon em São Luís.

Pela apresentação, a colega de partido do governador receberá RR$ 50 mil – R$ 25 mil dos quais já pagos de forma adiantada à produtora que representa a artista.

Segundo o parlamentar, houve “achaque” por parte do governador contra empresários que patrocinam a cultura por meio da lei de incentivo do setor.

“O que acontece no governo comunista é que o governador Flávio Dino chamou essas empresas que apoiavam os grupos culturais independentes, achacou essas empresas e disse o seguinte: a partir de agora, você não vai mais apoiar pequenos grupos culturais do Maranhão. A partir de agora, você vai financiar o meu carnaval, você vai financiar o meu ano novo, você vai dar dinheiro para Leci Brandão, do PCdoB, de São Paulo, para que ela venha aqui fazer um show em terras maranhenses matando a nossa cultura, matando os nossos artistas”, denunciou.

MAIS

Em seu discurso, o deputado Adriano Sarney destacou que o tratamento dado pelo governos cultura local está sendo alvo de críticas no próprio setor. “Podem conversar com qualquer grupo de raiz cultural maranhense que faz a nossa história, o espírito do Maranhão e veja se estão satisfeitos com essa atitude que o governador Flávio Dino tem feito”, comentou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.