Violência

Clima de barbárie predomina na zona rural da capital maranhense

Três casos de homicídios dolosos jé ocorreram este mês, na região; no mês passado, foram registradas oito mortes, e a maioria desses casos, segundo a polícia, tem a participação de faccionados; bando foi preso em novembro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
Quadrilha foi presa na Vila Funil no mês de novembro, em uma megaoperação realizada pela Polícia Civil
Quadrilha foi presa na Vila Funil no mês de novembro, em uma megaoperação realizada pela Polícia Civil (quadrilha Funil)

A violência continua predominando na zona rural de São Luís. Os três assassinatos ocorridos durante este mês, na capital, foram nessa região, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP), enquanto durante todo o mês passado o registro foi de oito mortes e, entre estes casos, três vítimas eram menores de idade. A polícia informou que a maioria desses crimes foi ocasionada por arma de fogo e tendo a participação de integrantes de facções criminosas.

Um dos últimos casos ocorreu durante a noite de segunda-feira, 4, no Residencial Ribeira, área do Maracanã, e a vítima foi identificada como Edson Francisco Silva Oliveira, de 18 anos. O delegado da Superintendência Estadual de Homicídios e Proteção a Pessoas (SHPP), Clarismar Campos, disse que o jovem foi espancado e morto a tiros, em via pública, por cinco criminosos.

Um deles foi identificado como Natanael Castro Pereira, de 19 anos. O delegado declarou que a prisão ocorreu na tarde de ontem, no Residencial Ribeira, e ele foi apresentado na sede da SHPP, no Centro. O acusado disse que participou desse crime porque a vítima agrediu fisicamente o seu amigo, de nome não revelado. “A polícia já identificou os outros acusados e foi solicitada a prisão ao Poder Judiciário”, disse o delegado.

Outros assassinatos
Mais dois assassinatos ocorreram nessa região da capital, durante o primeiro fim de semana deste mês. No domingo, 3, foi assassinado a tiros o vendedor de juçara César Cals Alves Rodrigues, de 46 anos, na Vila Cabral, área de Pedrinhas. De acordo com as informações da polícia, ele foi assassinado no meio da via pública, e os moradores ainda chegaram a ouvir os tiros.

No último sábado, foi morto Melquizedek Vilar da Silva, de 28 anos. Segundo a polícia, o jovem levou tiro e ainda golpeado de faca por homens não identificados, na Vila Samara, localidade da Estiva. A polícia também não informou a motivação dos dois assassinatos, que estão sendo investigados pela Polícia Civil.

Combate
Ainda no começo do mês passado, cerca de 100 policiais civis, com apoio do helicóptero do Centro Tático Aéreo (CTA), realizaram uma operação em um dos bairros da zona rural da capital, na Vila Funil, para combater a onda de criminalidade instalada por um grupo criminoso, chefiado por Marcos Antônio Rodrigues Correa, o Marquinhos Satã, oriundo do Rio de Janeiro.

O delegado Armando Pacheco, superintendente da Polícia Civil da Capital, declarou que esse cerco policial resultou na prisão de 22 pessoas e na apreensão de dois adolescentes. Segundo a polícia, os conduzidos são suspeitos de expulsar mais de 50 famílias dessa localidade e de ter assassinado a tiros, dentro de sua residência, o líder comunitário Almir Silva dos Santos, de 46 anos, no dia 8 de julho do ano passado.

O crime foi motivado pela vítima ter conseguido a construção de uma ponte que ligaria a Vila Funil ao bairro Tibirizinho. Para os criminosos, essa ponte facilitaria a entrada de policiais na comunidade e dificultaria a realização de suas ações. Eles também são acusados de cometer extorsão, tráfico de droga e assaltos.

Ainda ontem, residências e pontos comerciais localizados nessa área, mantinham marcas de tiros nas paredes e mensagens de ordem de faccionados como ainda os moradores com receio de falarem sobre a onda de violência.

SAIBA MAIS

A polícia informou que na tarde de terça-feira, 5, foi encontrado morto um homem, identificado apenas como Fininho, dentro do quarto de uma quitinete, localizada no Jardim Tropical. O corpo apresentava marcas de violência, e o crime poderia ter sido realizado por integrantes de facção criminosa. O caso vai ser investigado pela equipe da SHPP.

NÚMERO

3 assassinatos já ocorreram na zona rural da capital durante este mês

Crimes na zona rural

Mês de dezembro: Melquizedek Vilar da Silva, de 28 anos (Vila Samara); Cesar Cals Alves Rodrigues, de 46 anos (Vila Cabral); e Edson Francisco Silva Oliveira, de 18 anos (Residencial Ribeira)

Mês de novembro: Ronald da Silva Mendes, de 18 anos (Pedrinhas); Wagner Oliveira Rodrigues dos Santos, de 25 anos (Pedrinhas); Ivan Pereira dos Santos, de 25 anos (Pedrinhas); Raimundo Nonato de Jesus Lisboa, de 46 anos (Maracanã); adolescente de 15 anos (Pedrinhas); Alex Nicolau de Sousa, de 20 anos (Itapera); adolescente de 15 anos (Vila Samara); adolescente de 16 anos (Pedrinhas).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.