Eleições 2018

Vox Populi mostra embate em disputa pelo governo do MA

Roseana Sarney e Flávio Dino estão empatados segundo pesquisa divulgada pelo instituto; segundo os dados, no Maranhão a disputa deverá ser definida no segundo turno

Carla Lima/Subeditora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
Roseana Sarney empata tecnicamente com Flávio Dino.
Roseana Sarney empata tecnicamente com Flávio Dino. (Roseana )

SÃO LUÍS - Faltando menos de um ano para as eleições de 2018, o Instituto Vox Populi trouxe números bem diferentes do que vem sendo divulgados no Maranhão nos últimos meses. Pelos dados da pesquisa realizada de 10 a 28 de novembro no estado, o cenário estimulado mostra que há empate entre os pré-candidatos Roseana Sarney (PMDB) e Flávio Dino (PCdoB).

A pesquisa foi encomenda pela agência de publicidade Jakarta Publicidade. A Vox Populi ouviu 1007 maranhenses durante 18 dias do mês passado.

Pelos números, Flávio Dino aparece com 37% das intenções de votos seguido por Roseana Sarney com 35%. Considerando a margem de erro que é de três pontos percentuais, o cenário estimulado mostra o empate entre a ex-governador e o atual governador do Maranhão.

Em terceiro aparece como surpresa o deputado estadual Eduardo Braide (PMN) com 7%. O levantamento aponta o senador Roberto Rocha (PSDB) com 5%, a ex-prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge (Pode) com 3%, o ex-secretário de Saúde, Ricardo Murad (PRP) com 2% e a deputada federal Eliziane Gama (PPS) com 1%.

Não vota em qualquer candidato apresentado ou vota branco ou nulo somam 9% e não sabe ou não respondeu, 2%.

Neste cenário, se a eleição fosse hoje, haveria segundo turno, já que os candidatos da oposição somam cerca de 53% das intenções de votos na pesquisa da Vox Populi.

Segundo turno

O instituto fez duas simulações de segundo turno. Se a disputa fosse entre Flávio Dino e Roseana Sarney, o comunista ganharia a disputa com 48% e Roseana Sarney com 43%. Brancos e nulos ou nenhum dos candidatos somou 8% e não sabe ou não respondeu, 1%.

Já se a disputa fosse entre Flávio Dino e o senador Roberto Rocha, o governador estaria reeleito com 63% e o tucano 22%. A opção nenhum dos candidatos e brancos e nulos somaram 12% e não sabe e não respondeu, 3%.

Mais

A pesquisa da Vox Populi vai na contra mão de outros levantamentos como do Instituto Exata, divulgado no fim de semana passado, que mostra a liderança do governador Flávio Dino. Pelo levantamento amplamente divulgado pelos comunistas, Dino estarei reeleito em primeiro turno com 63%. Número quase duas vezes maior do que o que mostra a Vox Populi.

Cenário estadual

Flávio Dino 37%

Roseana Sarney 35%

Eduardo Braide 7%

Roberto Rocha 5%

Maura Jorge 3%

Ricardo Murad 2%

Eliziane Gama 1%

Branco ou nulo 9%

Não sabe e não respondeu 2%

Flávio Dino aparece apenas em terceiro em São Luís

O Instituto Vox Populi mostrou os números específicos de São Luís. Segundo o levantamento, ganha a eleição para governador na capital a ex-governador Roseana Sarney. Eduardo Braide aparece surpreendendo em segundo lugar e o atual governador em terceiro.

Na disputa eleitoral em São Luís Roseana Sarney aparece com 27%. Ela é seguida por Eduardo Braide que aparece com 25%. O deputado do PMN é considerado uma surpresa na pesquisa assim como foi na disputa eleitoral pela Prefeitura de São Luís em 2016 quando ele aparecia com pouco mais de 7% das intenções de votos nas pesquisa, mas acabou indo para o segundo turno com o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT).

Já em terceiro, aparece Flávio Dino, mesmo ele sendo o governador. Pelo Instituto, o comunista aparece com 24%.

Os demais candidatos aparecem com menos de 5% das opiniões dos entrevistados. O senador Roberto Rocha obteve 4%, Ricardo Murad 2%, Eliziane Gama 1% e Maura Jorge 1%. Brancos e nulos somaram 15% na capital e não sabe ou não respondeu, 2%.

Cenário em São Luís

Roseana Sarney 27%

Eduardo Braide 25%

Flávio Dino 24%

Roberto Rocha 4%

Ricardo Murad 2%

Eliziane Gama 1%

Maura Jorge 1%

Brancos e nulos 15%

Não sabe ou não respondeu 2%.

Sarney Filho lidera a corrida para o Senado

O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho (PV) aparece em primeiro lugar na disputa pelo Senado, segundo a pesquisa do Instituto Vox Populi. Em segundo vem o senador Edison Lobão (PMDB) e, em terceiro, o deputado Zé Reinaldo.

No primeiro cenário, Sarney Filho aparece com 16%. Ele é seguido por Eliziane Gama (PPS) com 14% e Edison Lobão com 13%. Waldir Maranhão (PP) obteve 11% mesmo percentual do deputado Zé Reinaldo. Weverton Rocha (PDT) aparece com 8% e Márcio Jardim (PT) com 4%. Não sabe e não respondeu somou 6% e brancos e nulos, 15%.

No cenário 2, Sarney Filho também lidera com 12% sendo seguido por Edison Lobão com 11%, Zé Reinaldo também com 11% e Eliziane Gama com 10%. Weverton Rocha vem com 8% e Waldir Maranhão com 7%. Márcio Jardim vem com 5%. Brancos e nulos somou 7% e não sabe e não respondeu, 5%.

Somando os dois cenários de intenção de voto para senador, Sarney Filho vem com 28% seguido de Edison Lobão e Eliziane Gama com 24% os dois. Zé Reinaldo aparece com 22%. Waldir Maranhão aparece com 18% e Weverton Rocha com 15%. Márcio Jardim obteve 9%. Não sabe e não respondeu somou 11% e brancos e nulos, 25%.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.