São Luís

Vereador cobrou de Rodrigo Maia a revisão sobre voto distrital misto

Chico Carvalho disse ao presidente da Câmara dos Deputados que pontos da Reforma Política precisam ser revistos para não prejudicar os legislativos municipais

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
Vereadores se reuniram no último sábado com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia
Vereadores se reuniram no último sábado com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (Chico Carvalho)

Na reunião que os vereadores de São Luís tiveram com o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM-RJ), no último sábado, 2, o parlamentar do PSL, Francisco Carvalho, interpelou Maia a respeito de pontos da Reforma Política, que segundo o vereador, precisam ser revistos.

Chico Carvalho é um dos vereadores que mais criticar a Reforma Política. Para ele, o Congresso Nacional usa as Câmaras Municipais como cobaias para testar mudanças no sistema eleitoral.

Na reunião que ocorreu na casa do presidente da Câmara de São Luís, Astro de Ogum (PR), entre os vereadores e Rodrigo Maia, Chico Carvalho cobrou do presidente da Câmara dos Deputados uma revisão de pontos da reforma política.

“Presidente, o senhor tem que estabelecer a revisão sobre alguns dos itens da reforma política. Um deles é o que estabeleceu o voto distrital misto. Ele penaliza o legislativo municipal, não nos agrada e isso acaba transformando os vereadores em autênticas cobaias. Tal sistema, bem que poderia ser adotado nas eleições de 2018, mas o Congresso preferiu deixar a experiência para 2020, com os vereadores. Essa história bem que poderia ser modificada”, disse o vereador ludovicense.

Além de Chico Carvalho, se posicionaram em cobranças a Rodrigo Maia, os vereadores Isaías Pereirinha (PSL), Genival Alves (PRTB) e Beto Castro (PROS). Eles criticaram também o fim das coligações, que prejudica os pequenos partidos. Em meio às conversas entre os vereadores e Maia, ficou estabelecido que haverá a abertura de uma pauta na Câmara Federal para a discussão do assunto.

Chico Carvalho propôs o encaminhamento de um ofício à Associação Brasileira de Câmaras Municipais -ABRACAM e União Brasileira de Vereadores, para que o assunto seja discutido em plenária, onde serão elaborado um documento a ser encaminhado à Câmara Federal, propondo a alteração de alguns pontos da reforma política, no tocante às eleições municipais do próximo ano. Rodrigo Maia acatou a sugestão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.