Economia

São Luís ganha primeira Sala do Empreendedor

O espaço funcionará na Casa Brasil, no bairro do Anjo da Guarda, e se constitui como mais um ponto de atendimento aos empreendedores na área Itaqui-Bacanga

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h34

SÃO LUÍS - Foi inaugurada na manhã de ontem, a primeira Sala do Empreendedor de São Luís. A sala funcionará nas instalações da Casa Brasil, localizada na Rua Guadalupe, esquina com Rua Cuba, no bairro Anjo da Guarda.

A implantação do espaço, de responsabilidade da Prefeitura de São Luís, é resultado de uma parceria firmada com o Sebrae Maranhão, Governo do Estado e demais parceiros, e cumpre requisito previsto na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, tanto nos âmbitos federal, estadual e municipal.

O diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins; o presidente da Junta Comercial do Maranhão, Sérgio Sombra, que na oportunidade representou o governador Flávio Dino; o vice-prefeito de São Luís, Júlio Pinheiro; o secretário Municipal de Planejamento de São Luís, José Cursino Moreira; o secretário de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (Setres), Julião Amim e diversas lideranças locais e autoridades estiveram presentes no evento.

Dessa forma, a região passa a ter um espaço permanente para atendimento aos micro e pequenos empreendedores da área Itaqui-Bacanga, onde a comunidade empresarial, terá à sua disposição orientações sobre procedimentos para abertura, alteração e baixa de empresas, legislação do microempreendedor individual, elaboração de plano de negócio, orientações sobre gestão empresarial e capacitações empresariais, dentre outras ações.

Para atendimento aos empreendedores da região, a Sala contará com quatro Agentes de Desenvolvimento Local (ADL), devidamente capacitados pelo Sebrae. Além disso, por meio da Sala do Empreendedor, o público conta também com o apoio de instituições parceiras, como Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio) e Associação Comercial do Maranhão, que também estarão disponibilizando ações e serviços no local.

O diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, destacou a importância da inauguração da Sala do Empreendedor na área Itaqui-Bacanga. “Acreditamos no fortalecimento da competitividade do empresariado de São Luís, mas principalmente da área onde a Sala do Empreendedor está inserida. O Sebrae está ampliando a nossa atuação aqui, já que também temos instalado um Posto de Atendimento Empresarial no Anjo da Guarda, que funciona na Associação Comunitária Itaqui Bacanga. Temos absoluta certeza que assim como a presença do poder público estará mais forte com a inauguração desse espaço, o empresariado também irá responder positivamente a mais esse estímulo”, informou o João Martins.

Como parceiro do município na implantação da Sala, o Sebrae é responsável pela capacitação dos Agentes de Desenvolvimento Locais (ADL’s) e realização de capacitações.

Capacitação

O vice-prefeito de São Luís, Júlio Pinheiro, que reside na área Itaqui-Bacanga, falou sobre a importância de capacitar o empresariado, bem como os potenciais empresários, para que possam ter um desenvolvimento sustentável.

“A iniciativa é importante para os pequenos negócios da região e nesse sentido, a Prefeitura de São Luís entende o seu papel, que também é de fomentar o desenvolvimento local, por meio de diversas ações e atuando em várias esferas, estabelecendo parcerias importantes, como a desenvolvida com o Sebrae. Consideramos ainda que o crescimento e desenvolvimento econômico da área do Itaqui-Bacanga, aumenta autoestima de todos”, disse Júlio.

O secretário Municipal de Planejamento de São Luís, José Cursino Moreira, destacou a parceria com o Sebrae para realização de ações que melhorem a vida do empresariado do município. “Temos fortalecido a nossa parceria com o Sebrae para realização de ações, ajudando a fortalecer os setores da economia e intensificar o surgimento de mais empresas. A inauguração da Sala do Empreendedor em São Luís é um exemplo disso”, ressaltou o secretário.

Sala do Empreendedor

Essa é a 66ª Sala do Empreendedor instalada em municípios maranhenses. A Sala do Empreendedor é um espaço físico que tem como objetivo a desburocratização do atendimento ao empreendedor, assegurando a entrada única de dados, centralizando o atendimento com a intenção de estimular a formalização dos empreendedores e facilitar os processos de abertura, alteração e baixa das empresas, em conformidade com a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

O espaço é um dos indicadores da implementação da Lei Geral Municipal e de responsabilidade das prefeituras, que tem como grande parceiro, o Sebrae Maranhão, instituição que trabalha para melhorar a gestão dos pequenos negócios, tornando-os economicamente viáveis e sustentáveis, contribuindo para o desenvolvimento local.

É um serviço gratuito e proativo, que vai ao encontro da população empreendedora do município e integra em seu contexto, todas as secretarias e órgãos municipais envolvidos com as atividades empreendedoras. O espaço é implementado com estrutura de informática e funcionários capacitados para prestarem serviço de legalização e formalização do Microempreendedor Individual (MEI), das Microempresas (MPEs) e Empresas de Pequeno Porte (EPPs).

A Sala do Empreendedor é um instrumento importante na implementação da Lei Geral, ou seja, em tornar realidade os benefícios que a legislação prediz para instituir um ambiente legal de desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios municipais. Para realizar o trabalho no espaço, as prefeituras devem firmar parcerias com diversas instituições e outros órgãos da esfera estadual e federal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.