Educação

IFMA aplica provas do Seletivo Técnico para 30 mil candidatos

Nesta edição, 31.293 pessoas se candidataram para 6.475 vagas, distribuídas em 39 cursos ofertados em 26 municípios do estado

OESTADOMA.COM / com informação da assessoria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
Estudantes responderam às questões de português e matemática em clima de tranquilidade.
Estudantes responderam às questões de português e matemática em clima de tranquilidade. (Ifma)

SÃO LUÍS - O Instituto Federal do Maranhão realizou na tarde deste domingo, 3 de dezembro, a aplicação das provas referentes ao processo seletivo unificado para ingresso, em 2018, nos cursos técnicos de nível médio da instituição.

Nesta edição, 31.293 pessoas se candidataram para 6.475 vagas, distribuídas em 39 cursos ofertados em 26 municípios do estado. Ao todo, 78 escolas foram utilizadas como locais de aplicação do exame, mobilizando uma equipe que contou com 3.735 participantes, dentre servidores e colaboradores exteriores.

Os portões foram fechados pontualmente às 13h (horário local) e os candidatos tiveram quatro horas para responder 40 questões, sendo 20 de língua portuguesa e 20 de matemática.

Para os estudantes com baixa visão, deficiência auditiva e física, o IFMA disponibilizou atendimento especializado em todo o estado, com recursos como prova ampliada e em braille, além do recrutamento de ledores e intérpretes de Libras, sala de fácil acesso e prova adaptada para ledor, voltada para os deficientes visuais.

Para a pró-reitora de Ensino do IFMA, Ximena Paula Bandeira Maia, a avaliação é totalmente positiva. “Foi êxito total com absoluta normalidade em decorrência do empenho dos servidores nas comissões locais e central”, afirmou. “Tivemos um grande avanço com a maturidade institucional e o trabalho integrado de todos os campi”, ponderou Ximena. “Aos estudantes que forem classificados e matriculados, afirmamos que o maior compromisso do IFMA é com a incansável busca pela oferta da educação profissional de excelência, comprometida com o desenvolvimento social do estado”, concluiu.

No Campus Monte Castelo, um dos mais movimentados, o uso do mural digital auxiliou na orientação dos estudantes para localização das salas de aula. No local, a dona de casa Erenice Barroso aguardava a saída da filha, Jéssica Rayane Luz, que concorria a uma vaga para o curso Informática. “Ela se preparou bem, na medida do possível”, disse.

Rosa Torres e Maria Sousa esperavam pelas filhas, Mirian Torres, que fazia provas para Eletromecânica e Maria Eduarda Sousa, que realizava o seletivo para Técnico em Agropecuária, no intuito de estudar no Campus Maracanã. “Moramos em Santa Inês, mas se ela passar, virá para São Luís”, comentou.

O gabarito oficial será publicado no período vespertino de segunda-feira, dia 4, no site (www.ifma.edu.br) e afixado na portaria e nas dependências principais dos campi. O resultado final do processo será divulgado no dia 9 de janeiro e as matrículas serão iniciadas dois dias depois.

Cursos mais concorridos

O Instituto oferece três formas de cursos técnicos: integrada, concomitante e subsequente. Na forma integrada, o aluno cursa o Ensino Médio junto com uma formação profissional no IFMA. Na forma concomitante, o estudante faz o curso técnico no IFMA e o Ensino Médio em outra instituição de ensino. Já a forma subsequente é para aqueles que já concluíram ou estão concluindo, em 2017, o Ensino Médio e pretendem obter uma formação profissional.

O campus com concorrência maior foi o de São José de Ribamar, com 1.623 candidatos inscritos para um total de 120 vagas, o que representa uma concorrência de 13,53 pessoas por vaga. Em seguida, vem o Campus São Luís – Centro Histórico, com 2.245 inscritos para 245 vagas, gerando uma concorrência de 9,16 candidatos por vaga. Em terceiro lugar está o Campus São Luís – Monte Castelo, com uma concorrência de 8,68 candidatos por vaga, sendo 5.814 inscritos buscando lugar em 670 vagas.

Já os cursos mais concorridos ficaram concentrados nos campi da região metropolitana de São Luís. O curso mais concorrido no geral foi Técnico em Mecânica Subsequente, do Campus São Luís – Centro Histórico, com 23,08 candidatos inscritos para cada vaga. Para este curso, 923 candidatos se inscreveram para disputar 40 vagas. Na sequência dos cursos mais concorridos, vem o Técnico Integrado em Informática da unidade São Luís – Monte Castelo, com 647 inscritos para 30 vagas (21,57 candidatos por vaga). Já o Campus São José de Ribamar aparece com o terceiro curso mais procurado, Curso Técnico em Administração Subsequente. Para este curso foram 731 inscritos para 40 vagas, totalizando uma média de 18,28 candidatos por vaga.

As vagas serão preenchidas nos campi de Açailândia, Alcântara, Araioses, Bacabal, Barra do Corda, Barreirinhas, Buriticupu, Carolina, Caxias, Codó, Coelho Neto, Grajaú, Imperatriz, Itapecuru Mirim, Pedreiras, Pinheiro, Porto Franco, Rosário, Santa Inês, São João dos Patos, São Luís-Centro Histórico, São Luís-Maracanã, São Luís-Monte Castelo, São José de Ribamar, São Raimundo das Mangabeiras, Timon, Viana e Zé Doca.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.