Brasileirão

Flamengo, Vasco e Chape conquistam vagas na Libertadores

Em rodada emocionante, decidida apenas nos últimos minutos, Flamengo, Vasco e Chapecoense asseguraram vaga na Libertadores de 2018; Botafogo ficou de fora

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
Diego marcou o gol da vitória do Flamengo ´
Diego marcou o gol da vitória do Flamengo ´ (Diego do Flamengo)

A última rodada do Campeonato Brasileiro de 2017, realizada na tarde de ontem, consolidou o Flamengo, Vasco e a Chapecoense na Libertadores de 2018. Botafogo, que até a penúltima rodada disputava uma das vagas, empatou com o Cruzeiro e ficou de fora. Já o Atlético MG, que bateu o Grêmio, torce agora pelo título do Flamengo na Sul-Americana para também entrar na Liberta.

O Flamengo garantiu a vaga direta na fase de grupos da Taça Libertadores, ao derrotar o Vitória, de virada, por 2 a 1. Com o resultado, o time rubro-negro chegou aos 56 pontos e ficou na sexta colocação.

Mesmo derrotado, o Vitória conseguiu se garantir na primeira divisão, se colocando na 16ª posição com 43 pontos ganhos, superando o Coritiba por critérios técnicos. Os gols foram marcados por Rafael Vaz e Diego, de pênalti, para o Flamengo, enquanto Carlos Eduardo anotou para o Vitória.

Vasco – Já o Vasco da Gama, está classificado para a primeira fase da Copa Libertadores de 2018, conhecida como “pré-Libertadores”. O clube carioca recebeu a visita da já rebaixada Ponte Preta e, com o apoio de sua torcida, venceu os paulistas pelo placar de 2 a 1.

Ao final do duelo, o Vasco garantia vaga à fase de grupos da Libertadores. No entanto, o Flamengo venceu o Vitória e “roubou” a vaga do Cruzmaltino. Com isso, o Vasco termina sua participação na Série A na sétima colocação.

Os gols da partida do Vasco foram marcados por Paulinho e Mateus Vital. Já o atacante Lucca, descontou de pênalti para a Ponte Preta.

Chape - A Chapecoense, conseguiu a vaga numa disputa emocionante. A Chape recebeu o Coritiba e, em jogo épico, conseguiu vencer por 2 a 1 com um gol marcado no último lance de partida. A vaga veio apenas um ano depois da tragédia que vitimou praticamente todo seu elenco de jogadores.

O gol de Túlio de Melo marcado aos 50 minutos do segundo tempo fez com que a Chapecoense chegasse aos 54 pontos e terminasse o Campeonato Brasileiro na oitava colocação, o que garantiu vaga na primeira fase da Copa Libertadores. Já o Coritiba viveu situação oposta e, com o gol sofrido no fim, teve seu rebaixamento decretado para a Série B. O Coxa encerrou sua campanha na 17ª posição, com 43 pontos.

O Coritiba havia aberto o placar com Kleber, logo no primeiro tempo. Elicarlos e Túlio de Melo marcaram pela Chapecoense.

Antes do jogo, a Chape homenageou as vítimas da tragédia que ocorreu no na o passado. Junto da comissão técnica, os jogadores entraram em campo com camisetas com os nomes das vítimas do acidente aéreo no ano passado. Já durante o jogo, houve muita doação e vibração junto da torcida, o que ajudou a consolidar a vaga.

Saiba Mais

O Atlético MG venceu o Grêmio de virada, por 4x3, numa partida marcada por muita vibração por parte do Galo. Com a vitória, o Atlético alcançou a nona colocação, com 54 pontos e agora depende do título do Flamengo na Sul-Americana para poder ficar com a vaga na pré-libertadores. Isso porque, o título da Sul-Americana garante vaga direta no continental e cria o G-9 no Brasileirão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.