Copa do Mundo

Tite minimiza deslocamentos e chance de pegar a Alemanha

Treinador não acredita que longas viagens vão atrapalhar e não vê duelo com atuais campeões como grande problema

Estadão Conteúdo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
Tite acompanhou atentamente o sorteio dos grupos da Copa do Mundo 2018, realizado na tarde desta sexta-feira, no Kremlin
Tite acompanhou atentamente o sorteio dos grupos da Copa do Mundo 2018, realizado na tarde desta sexta-feira, no Kremlin (TITE COPA )

Moscou (Rússia) - Sentado atrás do alemão Joachim Low, Tite acompanhou atentamente o sorteio dos grupos da Copa do Mundo 2018, realizado na tarde desta sexta-feira, no Kremlin. Os deslocamentos da primeira fase e a possibilidade de encontrar a Alemanha logo nas oitavas de final não preocupam o técnico da Seleção.

Cabeça de chave do Grupo E, o Brasil viajará para Rostov-on-Don, São Petersburgo e Moscou para enfrentar Suíça, Costa Rica e Sérvia, respectivamente. Baseado em Sochi, o time comandado por Tite não atuará na cidade, algo minimizado pelo próprio treinador.

“Não tínhamos como controlar essa variável. Apesar da distância, a agilidade para chegar é importante, independentemente de ter que jogar em outros centros. Gostaríamos que fosse Sochi, mas não é”, afirmou Tite, atento aos fatores que pode determinar.

“Deixa eu gastar toda minha energia nas variáveis que posso controlar. É o treinamento com qualidade, a logística que permite aos atletas evoluírem, um grau de confiança importante, um fortalecimento e crescimento da equipe. Essas variáveis, posso controlar. As outras, são das circunstâncias de competição”, afirmou.

Atual campeã mundial, a Alemanha compõe o Grupo F com México, Suécia e Coreia do Sul. Se o Brasil avançar em primeiro lugar e a seleção germânica em segundo ou o contrário, as duas equipes duelam logo nas oitavas de final. Questionado sobre o possível duelo, Tite destacou a dificuldade do torneio em geral.

“O nível de exigência é muito alto, ainda mais com o aspecto emocional aflorado. O campeão há três edições (Itália) não está, o terceiro da última Copa (Holanda) não está, o bicampeão da Copa América (Chile) não está”, exemplificou.

“É uma responsabilidade grande e também uma alegria muito grande nós buscarmos a excelência”, afirmou.

Tite admitiu desconhecer detalhes sobre a Sérvia e prometeu estudar todos os primeiros rivais.

“É importante fazer ajustes às características e formas dos adversários”, disse, com o foco em sua própria equipe.

“A essência é o Brasil se consolidar, se fortalecer, encontrar variáveis e estar preparados para os adversários”, reiterou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.