Atividades

Evento promove a inclusão das pessoas com deficiência

Caminhada, oficinas e atrações culturais farão parte da celebração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que é comemorado neste domingo, 3, e marcará também a abertura da Semana Estadual de Direitos Humanos

Daniel Júnior

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34

SÃO LUÍS - Com a proposta de promover ações relacionadas à inclusão de pessoas com deficiência e em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado domingo, 3, o Comitê Gestor Estadual de Políticas de Inclusão das Pessoas com Deficiência (CGEPD) e parceiros realização atividades, à partir das 15h, no APA do Itapiracó.

Caminhada, atividades esportivas, oficinas e atrações culturais farão parte do evento, que marcará também a abertura da Semana Estadual de Direitos Humanos.

O professor Antônio Ferreira Rocha, de 62 anos, deficiente visual, conta que enfrenta dificuldades para se locomover nas ruas de São Luís. “Hoje a acessibilidade tem diversos problemas. O calçamento dificulta a locomoção. As ruas e as calçadas são muito estreitas. O governo deveria fazer uma campanha sobre o que é a acessibilidade e o quanto é importante para nós, deficientes, para conscientizar e esclarecer a sociedade. A acessibilidade depende de todos. Às vezes, por falta de conhecimento, a população não respeita”, explicou Rocha.

O músico e deficiente visual, Cirledo Viana, de 42 anos, reclama da buraqueira e diz que já caiu em um buraco, no Renascença, em São Luís. “A cidade, de forma em geral, tem muitos buracos. O serviço de manutenção é de péssima qualidade. Já caí várias vezes, inclusive dentro de um buraco no Renascença”, disse.

Mais

São diversos os desafios encontrados por pessoas com deficiência. O Estado flagrou em uma parada de ônibus da Avenida Jerônimo de Albuquerque, em São Luís, uma rampa de acesso - que está deteriorada - para cadeirantes subirem nos ônibus. Em outro flagrante, pisos podotáteis danificados, próximo a Escola de Cegos do Maranhão (Escema), no Bequimão, em São Luís.

Programação 03/12 – APA Itapiracó

15h - Concentração para caminhada – Entrada APA Itapiracó
16h - Caminhada em defesa dos direitos das pessoas com deficiência
15h - Exposição de camisetas(varais) – Fórum Maranhense - Praça da Família
16h - Dinâmica de pintura - CDPAE - Praça da Família
17h - Aulão de zumba - Equoterapia da PMMA - Praça da Família
17h - Oficinas esportivas de modalidades do paradesporto (goalball e handebol) – Cedemac - Quadra poliesportiva da Praça da Família
17h - “Iniciativa pare, olha, sinta, com prática de yoga”, com a instrutora Laissa Duailibe - Praça da Família
18h - Oficina de jogos teatrais com o professor Vilson (Forum) - Praça da Família
18h - Escola de Capoeira Mandingueiros do Amanhã - Quadra Poliesportiva da Praça da Família
19h - Atrações culturais – show flores de aço com Andrea Frazão e Anastacia Lia, e Banda Afro Akomabu.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.