Educação

Em avaliação, MEC destaca cursos da Universidade Ceuma

A instituição de ensino privado do Maranhão é a melhor do eixo Norte, Nordeste e Centro-Oeste; para dirigentes do Ceuma, avaliação consolida compromisso com a qualidade do ensino

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
O coordenador do curso de Medicina, Ivan Figueiredo, com professores
O coordenador do curso de Medicina, Ivan Figueiredo, com professores (O coordenador do curso de Medicina, Ivan Figueiredo, com professores )

SÃO LUÍS - O Ministério da Educação (MEC) divulgou, no dia 27 de novembro, o resultado do Índice Geral de Cursos (IGC), que é o principal indicador de qualidade que avalia as instituições de ensino superior no Brasil, apresentando uma escala de notas que vai de 1 a 5.

De acordo com os dados divulgados, a Universidade Ceuma passou de IGC contínuo de 2,8586, em 2016, para 2,9368, em 2017, ficando com a faixa de IGC com nota 3, tendo sido o melhor desempenho no IGC contínuo conquistado nos últimos 10 anos, tornando-se assim, a melhor instituição de ensino privado do eixo Norte/Nordeste e Centro-Oeste do Brasil.

Para dirigentes do Ceuma, a avaliação do MEC consolida o compromisso com a qualidade do ensino e aprendizagem e mais o empenho em incentivar os três eixos que são a base da universidade: ensino, pesquisa e extensão, visando evoluir ainda mais nos seus indicadores.

De acordo com os indicadores divulgados, a Universidade Ceuma teve, entre os seus maiores destaques, o curso de Medicina, que foi o único curso a tirar nota 4 no Conceito Preliminar de Curso (CPC) contínuo, tornando-se o melhor entre as universidades do Maranhão e o terceiro melhor dentre as universidades particulares do Norte/Nordeste e Centro-Oeste.

“Estamos felizes, pois estamos em outro patamar. É a primeira vez que o curso de Medicina do Maranhão atinge nota quatro no CPC do MEC. Mas não podemos nos acomodar, pois essa nota é apenas o começo de uma estrada que leva à nota máxima, que é a nossa meta”, disse o coordenador do curso de Medicina, professor Ivan Figueiredo.

O curso de Odontologia recebeu nota 4 e garantiu a melhor posição entre as universidades do Maranhão e a primeira entre as universidades do eixo Norte/Nordeste e Centro-Oeste. “É o resultado de um trabalho contínuo. A estrutura que a Universidade nos oferece nos traz motivação para continuar realizando um excelente trabalho, mesmo um curso de 18 anos como o nosso”, destacou a coordenadora do curso, professora Mariana Batista.

O curso de Educação Física - Bacharelado obteve o maior IGC entre todos os cursos das universidades privadas do Norte/Nordeste e Centro Oeste. Biomedicina não ficou atrás e também obteve a nota 4, consagrando-se como o melhor curso do Maranhão. Farmácia e Fisioterapia da Universidade Ceuma foram as únicas do estado a tirarem nota 4, o que as colocou como os melhores cursos do Estado. Serviço Social é o melhor curso entre as universidades privadas do Maranhão, com a nota 4 e o segundo melhor curso dentre as universidades particulares do Norte/Nordeste e Centro-Oeste. Os cursos de Nutrição, Enfermagem, Fonoaudiologia e Gestão Ambiental ficaram com nota três, garantindo a melhor posição entre as privadas do Maranhão.

“É uma grande satisfação atingir esse resultado. Demonstra uma integração muito grande entre o trabalho dos gestores, equipe administrativa, professores e, principalmente, o envolvimento dos alunos, além de ser um reconhecimento de que os nossos alunos estão tendo um aprendizado de qualidade”, afirmou o reitor da Universidade Ceuma, professor Saulo Martins.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.