Já é Natal!

Cidade iluminada: São Luís se prepara para a celebração natalina

Entre prédios públicos, pontes, praças e rotatórias, os adereços estão em 36 espaços, contemplados pelo projeto de iluminação e decoração natalina

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34

[e-s001]O clima de Natal já toma conta de São Luís, onde espaços e prédios públicos ganharam iluminação especial. A decoração natalina, instalada pela Prefeitura de São Luís, deixou a cidade mais bonita e tem chamado a atenção de moradores e turistas. Entre prédios públicos, pontes, praças e rotatórias, os adereços estão em 36 espaços, contemplados pelo projeto de iluminação e decoração natalina, executado pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp). A proposta tem o objetivo de, além de celebrar a festa cristã, tornar os espaços públicos ainda mais bonitos.

Sobre a decoração natalina de São Luís, o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, destacou a intenção de despertar bons sentimentos na população. “O Natal desperta em nós sentimentos positivos de esperança, fé e alegria. Com a ambientação natalina por toda a cidade, desejamos despertar esses sentimentos na população, envolvendo turistas e moradores nesse clima especial. É por meio de ações como essas que o poder público municipal demonstra o cuidado com a cidade e com os cidadãos", disse o gestor.

Iluminada
A iluminação pode ser observada em espaços públicos como o complexo turístico Dom Pedro II, além das fachadas do Palácio La Ravardière, sede da Prefeitura de São Luís e do Palácio dos Leões, sede do poder público estadual. Outros pontos turísticos - como a Lagoa da Jansen, o Espigão Costeiro e o Forte Santo Antônio, na Ponta d’Areia; e a Avenida Litorânea - também foram contemplados. Nesses pontos, a iluminação transforma os espaços em cenários disputados para registros fotográficos, especialmente durante a noite.
[e-s001]
Na porta do Palácio La Ravardière, a principal atração é a arvore de Natal. Com pontos de microlâmpadas e adereços com motivos natalinos como estrela, pinheiros e laços, a árvore agrega beleza a uma das principais áreas turísticas da cidade. O universitário Natan Froes, do município de Mirinzal, contou que, dessa vez, a visita a São Luís trouxe uma surpresa. "É uma maravilha. Acho que de todas as decorações de Natal que já vi em fotos e ao vivo, esta é uma das mais bonitas", disse o estudante.

O Natal desperta em nós sentimentos positivos de esperança, fé e alegria. Com a ambientação natalina por toda a cidade, desejamos despertar esses sentimentos na população, envolvendo turistas e moradores nesse clima especial. É por meio de ações como essas que o poder público municipal demonstra o cuidado com a cidade e com os cidadãos"Edivaldo Holanda Júnior, prefeito

Espaços públicos
Para a escolha dos locais a serem iluminados, a Semosp considerou aspectos como a relevância histórica dos monumentos e a circulação de público nos espaços. São centenas de adereços natalinos e milhares de pontos de luz espalhados pela cidade. Além dos principais pontos turísticos o projeto, executado pela Citelum, alcança praças, rotatórias, pontes, elevados, igrejas e outros espaços públicos.

A decoração também pode ser observada nas pontes São Francisco e Bandeira Tribuzi; nos elevados da Cohama e do Trabalhador; nas igrejas da Sé, Nossa Senhora dos Remédios e capelinha da Ponta d'Areia; nas praças Gonçalves Dias, Benedito Leite, Pedro II e Nauro Machado; na Praça da Criança, no Itapiracó; e em outros espaços públicos como praças nos bairros da Camboa, Cohatrac, São Raimundo e João de Deus.

[e-s001]"A iluminação especial de Natal já transforma o aspecto urbanístico da nossa cidade. Pontos turísticos, monumentos, palácios do Governo e Prefeitura, além de avenidas, as rotatórias e pontes já foram presenteados com as luzes, cores e decoração que representam o momento celebrativo das festas de fim de ano. Proporciona a valorização dos monumentos históricos, melhora o turismo e o fomento do comércio nesses locais de visitação e diversão da população", frisa o secretário da Semosp, Antonio Araújo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.