O mundo de olho!

Seleções conhecerão hoje seus adverários na Copa do Mundo

A Fifa sorteia hoje os grupos para a Copa do Mundo da Rússia e o planeta para pra assistir a cerimônia, que começa, a partir das 13h, em Moscou

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
Sorteio da Copa do Mundo passou por simulação
Sorteio da Copa do Mundo passou por simulação (SORTEIO COPA )

Moscou - O Palácio Estatal do Kremlin, sede do governo da Rússia, na capital Moscou, vai atrair todos os olhares do planeta hoje. Isso porque, a partir das 13h(de Brasília), acontecerá o sorteio que vai definir os grupos da Copa do Mundo de 2018, que será disputada em território russo. O país está preparando uma grande festa, que terá várias atrações musiciais e será apresentada pelo ex-atacante inglês Gary Lineker, artilheiro do Mundial de 1986, no México, e da jornalista russa Maria Komandnaya.

Grandes ex-jogadores estarão entre os responsáveis por tirar as bolinhas que vão definir os rumos do Mundial. Além de Diego Maradona e do brasileiro Cafu, farão parte deste time o ex-zagueiro francês Laurent Blanc, o ex-goleiro britâncio Gordon Banks, responsável pela defesa do século passado em uma cabeçada de Pelé no Mundial de 1970, o ex-zagueiro italiano italiano Fabio Cannavo, o ex-apoiador uruguaio Diego Forlán, o ex-zagueiro espanhol Carles Puyol e o ex-artilheiro russo Nikita Simonyan.

“Trata-se de uma grande festa do esporte, que dá o pontapé inicial para conhecermos o futuro campeão. Sorte é um fator que pode ser importante em uma Copa do Mundo”, disse o presidente da Fifa, Gianni Infantino, que terá na Rússia seu primeiro Mundial após substituir o seu compatriota, o suíço Joseph Blatter.

A expectativa brasileira

Grandes nomes do futebol estão vivendo intensamente o sorteio. O atacante Neymar disse que vai acompanhar a definição dos grupos comendo pipoca.

“Vou colocar umas pipocas no microondas, chamar a família e alguns amigos e ficar grudado na TV. A Seleção Brasileira está pronta para enfrentar qualquer rival”, disse Neymar.

Já Cristiano Ronaldo, esperança de gols de Portugal, se prepara para o pior.

“Não é tão complicado que grandes seleções caiam no nosso grupo. Mas acredito que todas as chaves estarão equilibradas e que estaremos preparados para os desafios que estão por vir”, disse o Portuga, que levou seu país ao título da última Eurocopa.

O técnico da Seleção Brasileira, Tite, já está na Rússia para acompanhar o sorteio e trata com naturalidade com o fator sorte.

“Não podemos controlar as bolinhas. Portanto, mais importante do que o que o sorteio nos apresentar é estarmos sempre evoluindo para chegarmos bem ao Mundial”, disse Tite.

Como será o sorteio

O sorteio vai ser realizado utilizando quatro potes, cada um contendo oito seleções. No pote 1 estão os cabeças-de-chave. Tirando a anfitriã Rússia, que obrigatoriamente entrará no Grupo 1, todos os demais foram escolhidos levando em consideração o Ranking da Fifa. São eles Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil, França, Polônia e Portugal.

Os demais potes também respeitam o ranking, definindo graus de dificuldades. No pote 2 estão Colômbia, Croácia, Espanha, Inglaterra, México, Peru, Suíça e Uruguai.

O pote 3 terá: Costa Rica, Dinamarca, Egito, Irã, Islândia, Senegal, Suécia e Tunísia.

O pote 3 apresenta Arábia Saudita, Austrália, Coréia do Sul, Japão, Marrocos, Nigéria, Panamá e Sérvia.

Pelo regulamento, seis grupos vão contar com duas seleções européias e dois grupos com apenas um time do Velho Continente. Tirando a Europa, nenhum outro continente pode ter dois países na mesma chave.

Por este modelo, o Brasil pode cair em um grupo considerado da morte, com Espanha, Suécia e Nigéria. Ou então com uma chave bem mais fraquinha, que teria Croácia, Irã e Panamá. A sexta-feira promete fortes emoções...

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.