Discussão

Legalizar as drogas no Brasil é tema de debate

Especialistas, personalidades e militantes tiveram opiniões divididas sobre a descriminalização e discutiram polêmica em torno do uso medicinal

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
Psicólogo e redutor de danos, Bruno Logan, fez palestra sobre efeitos e proibição das drogas á sociedade
Psicólogo e redutor de danos, Bruno Logan, fez palestra sobre efeitos e proibição das drogas á sociedade (Legalização)

Descriminalizar ou legalizar as drogas: É possível? Esse foi o tema de um debate, ontem, entre especialistas, personalidades de diversos segmentos sociais e militantes afins, que abordou a polêmica acerca da maconha e seu uso recreativo, medicinal e terapêutico e outras drogas. O evento, promovido pela Rede Maranhense de Diálogos Sobre Drogas (Remadd), em parceria com a Associação Brasileira de Redutores de Danos (AbordaBrasil), ocorreu no auditório do Hospital Psiquiátrico Nina Rodrigues, no bairro Monte Castelo, em São Luís.

“Essa discussão tem a finalidade de ouvir, dialogar e compreender o que a sociedade pensa a respeito das drogas e desvendar os tabus em relação ao assunto. Acredito que a legalização das drogas é uma forma de combate ao tráfico, que mata todos os dias. Já foi comprovado, por exemplo, a eficiência da maconha para usos medicinais e terapêuticos. Mas, para que as drogas sejam descriminalizadas ou legalizadas, o Estado tem que desenvolver políticas públicas eficazes para fiscalizar como essas drogas estão sendo utilizadas”, afirmou Erisson Alan Souza Lindoso, ex-usuário de drogas e presidente da Rede Maranhense de Diálogos Sobre Drogas (Remadd).

O pastor Edivaldo Sousa Ferreira, representante da Assembleia de Deus em São Luís, é contra a descriminalização das drogas. “Sou a favor da despenalização, mas liberar a droga não. O viciado não deve ser criminalizado, deve ser tratado para deixar a dependência química. A droga é problema social que afeta a todos”, finalizou.

O psicólogo e redutor de danos de Bruno Logan explicou quais efeitos a proibição das drogas causam na sociedade. “É importante discutir a legalização das drogas porque com a proibição vemos o aumento da criminalidade e da comercialização ilícita. Temos que entender que a proibição da maconha causa a morte de muita gente por causa do crime organizado, que é financiado pelo tráfico de drogas”, disse Logan.

“A liberação das drogas pode trazer consequências boas e ruins para a sociedade. Infelizmente não é um assunto muito debatido devido ao preconceito. E precisa ser mais discutido. A descriminalização inibiria o tráfico, já que muita gente recorre a essa prática para ter acesso a maconha e outras substâncias. Porém, caso seja legalizada, temos que ter uma atenção por quem e como essas substâncias seriam utilizadas”, relatou o diretor do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) de São Luís, Marcelo Soares.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.