Corrupção

Polícia diz que Aécio Neves usava telefones de laranjas

Aparelhos simples, encontrados no apartamento do senador, no Rio de Janeiro, eram utilizados em conversas sigilosas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
(Aécio Neves)

BRASÍLIA - A Polícia Federal (PF) aponta, em relatório, indícios de que o senador Aécio Neves (PSDB-MG) usava dois celulares com linhas supostamente registradas em nome de laranjas para fazer ligações sigilosas. O relatório foi feito após análise de material apreendido no apartamento do tucano, no Rio de Janeiro, em 18 de maio.

A perícia da PF aponta que "aparelhos celulares simples" foram encontrados na sala de TV e no closet do apartamento de Aécio, em Ipanema, durante o cumprimento de mandados em endereços ligados ao senador não só no Rio, mas também em Brasília e em Minas Gerais. A operação teve como base a delação premiada do empresário Joesley Batista, do grupo J&F. As informações são do G1.

Joesley gravou Aécio pedindo a ele R$ 2 milhões para, supostamente, pagar os honorários do advogado que o defendia nos processos da Lava Jato.

De acordo com o relatório, os celulares - um Nokia e um LG - seriam "normalmente utilizados para conversas ponto-aponto (análogo a uma rede fechada) com pessoas determinadas/restritas de modo a evitar eventuais vazamentos do número utilizado na ligação, visando a maximização do sigilo das ligações." Os telefones pré-pagos estavam registrados em nome de duas pessoas diferentes: Laércio de Oliveira, agricultor de café em fazendas do interior de Minas; e Mitil Ilchaer Silva Durao, montador de andaimes do Espírito Santo.

De acordo com os peritos, um dos aparelhos já havia sido registrado em nome de pessoas que tinham vínculos empregatícios com a irmã de Aécio, a jornalista Andréa Neves: Valquiria Julia da Silva, empregada doméstica de Andréa desde 2009; e Agnaldo Soares, motorista da irmã de Aécio no ano passado. O relatório da PF indica que os titulares das linhas telefônicas são "pessoas simples" e que não se pode "descartar a possibilidade" de terem sido habilitadas "sem o consentimento deles".

A Polícia Federal também apreendeu na casa de Aécio em Ipanema 16 obras de arte, sendo uma delas supostamente de Cândido Portinari, além de uma escultura. O motorista da família de Aécio seria o fiel depositário do acervo de obras de arte de Aécio Neves.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.